Mais de 50 estudantes de Pedagogia da UFC foram aprovados em concurso público para professor da rede municipal de Fortaleza

Cinquenta e dois estudantes dos Cursos de Pedagogia diurno e noturno da Universidade Federal do Ceará foram aprovados no concurso público da Prefeitura de Fortaleza para o cargo efetivo de professor pedagogo da rede municipal de ensino, entre vagas de ampla concorrência e cotistas. Para comemorar a aprovação e a colação de grau dos estudantes, parte do grupo aprovado, familiares, professores e técnicos se reuniram na Faculdade de Educação em evento comemorativo realizado nessa quinta-feira (22), no Auditório Valmir Chagas, no Campus do Benfica.

Imagem: Mulher com roupa colorida fala no microfone e ao lado mesa formada com outras pessoas sentadas e foto projetada ao fundo.

Também prestigiaram o evento autoridades e representantes envolvidos no processo: a pró-reitora de Graduação, Profª Ana Paula de Medeiros; a diretora da Faculdade de Educação da UFC, Profª Heulália Rafante; o pró-reitor-adjunto de Extensão e coordenador da Agência de Estágios da UFC, Prof. Rogério Mâsih; representante da Secretaria de Educação do Município, Geny Lúcia Salgueiro Segundo; o presidente do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (ADUFC), Prof. Bruno Anderson da Rocha; e o técnico-administrativo da UFC Thiago Sales.

A coordenadora do Curso de Pedagogia diurno da UFC, Profª Maurilene do Carmo, destaca a importância do ingresso dos alunos recém-concludentes em Pedagogia na educação pública: “Isso é resultado de um compromisso com a formação docente, compromisso com a universidade pública. E a aprovação desse número expressivo de estudantes é também uma resposta da Universidade à sociedade, nessa parceria de formar professores para a escola pública”, comemorou.

Veja outras imagens da solenidade no Flickr da UFC

Para a Profª Vanessa Jakimiu, coordenadora do período noturno, a notícia da aprovação dos estudantes foi recebida com muita alegria e significa “um marco histórico” para a Faculdade de Educação e para a UFC: “É uma conquista coletiva. Uma conquista que evidencia a qualidade da formação que a Faculdade de Educação oferece para os seus alunos. Evidencia na prática a potência da educação para a transformação da sociedade”.

Imagem: plateia com pessoas em pé e outras sentadas em auditório

APROVADOS  A maior parte dos alunos aprovados estava na fase de defesa de trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia e finalização das últimas disciplinas. Entre aprovados, Thiago Noronha de Lima, de 21 anos, destaca a importância da formação durante o Curso de Pedagogia diurno na UFC para obter os bons resultados nas principais etapas do concurso público, de provas objetiva e prática: “É o que vem sendo desenvolvido na nossa formação, por exemplo, os professores incentivam muito a realização de seminários, práticas pedagógicas que façam a relação teoria e prática, assim como nas disciplinas de estágio, nós tivemos contato com o nosso público em si, que são as crianças. Então nós estivemos totalmente preparados, com todo esse arcabouço teórico, para ser aprovadosno concurso”. 

Neste mês de dezembro, o resultado do concurso foi homologado e as convocações realizadas, com início dos trabalhos em sala de aula previsto para o fim  de janeiro de 2023. “Estaremos com muita garra, vontade mesmo de trazer o novo, de trazer tudo aquilo que a gente aprendeu com as professoras da UFC e exercer da melhor maneira possível na Prefeitura de Fortaleza, dando esse retorno à sociedade. É isso que é o mais importante”, declarou entusiasmado Thiago.

Imagem:  Ao lado da mãe, o aluno de pedagogia Geilson de Sousa Santos, também aprovado, considera um ganho muito grande para as crianças ter um professor com deficiência em sala de aula (Foto: Viktor Braga/UFC Informa)

Geilson de Sousa Santos, aluno do oitavo semestre e também aprovado para a vaga de professor pedagogo de Fortaleza, relata que no processo de preparação da prova didática contou com a ajuda de muitas pessoas, entre professores e colegas, que deram dicas e sugestões. “Eu estou muito feliz, porque é uma grande conquista para nós, pessoas com deficiência. Eu acredito que as crianças e que os adultos também, na educação de jovens e adultos, com certeza vão ter um ganho muito grande de ter um professor com deficiência em sala de aula. Eu acredito que a gente vai fazer a verdadeira diferença na educação aqui em Fortaleza”, comemorou. Ele narra toda a sua trajetória de aprovação no concurso no seu canal "Vendo no Escuro com Geilson Sousa" no YouTube.

Fonte: Coordenação do Curso de Pedagogia da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.