Projetos da UFC são selecionados em chamada do CNPq para pesquisas sobre recursos minerais, petróleo e gás

Dois projetos do Centro de Ciências da Universidade Federal do Ceará foram contemplados em chamada pública do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) voltada a estudos nas áreas de aplicações de pesquisa, desenvolvimento e inovação em prospecção e exploração de recursos minerais e de petróleo e gás natural. Ao todo, 13 projetos foram aprovados na chamada e receberão um aporte que varia de R$ 500 mil a R$ 1 milhão.

Liderado pela Profª Karen Leopoldino, do Departamento de Geologia da UFC, o projeto Caracterização 3-D dos Reservatórios em Águas Profundas da Margem Equatorial Brasileira Usando Técnicas de Aprendizado de Máquina pretende identificar e mapear os possíveis reservatórios petrolíferos a partir da interpretação sísmica e análise de poços exploratórios.

Imagem: foto de uma plataforma de petróleo em alto mar

“Nos últimos anos, a margem equatorial brasileira (MEB) tem sido tema de discussão em diversos eventos nacionais e internacionais e foco de investimentos por parte da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) com aumento das rodadas de licitações e blocos de oferta na margem”, observa a docente.

As pesquisas serão desenvolvidas no Laboratório de Geofísica de Prospecção e Sensoriamento Remoto (LGPSR), Laboratório de Geologia Marinha e Aplicada (LGMA) e no Centro de Excelência em Geofísica do Petróleo (CEGP), todos da UFC, e contarão com a participação de pesquisadores das Federais do Ceará (UFC), do Rio Grande do Norte (UFRN), do Maranhão (UFMA), de Campina Grande (UFCG) e da Bahia (UFBA).

“Espera-se encontrar reservatórios de águas profundas com expressivos volumes de hidrocarbonetos semelhantes aos encontrados nas bacias de países vizinhos e contraparte africana”, aponta a coordenadora.

A pesquisa é continuidade da tese defendida pela Profª Karen Leopoldino em agosto de 2020, para obtenção do título de doutora no Programa de Pós-Graduação em Geologia da UFC. O trabalho, intitulado Characterization of deepwater reservoirs in a frontier basin in the Brazilian Equatorial Margin: from seismic processing to machine learning approach (Caracterização de reservatórios em águas profundas de uma bacia de fronteira exploratória na Margem Equatorial Brasileira: do processamento sísmico à abordagem de aprendizado de máquina, em tradução livre), ganhou o prêmio de melhor tese da Sociedade Brasileira de Geofísica 2019-2021.

Coordenada pelo Prof. Sérgio Sombra, do Departamento de Física, a Pesquisa e Desenvolvimento de Sensores Baseados em Grafeno para Detecção de Sulfeto de Hidrogênio em Aplicações na Indústria de Exploração e Produção de Petróleo e Gás também foi contemplada na chamada.

Desenvolvida pelo Laboratório de Telecomunicações e Ciência e Engenharia de Materiais (LOCEM) da UFC, o projeto tem o objetivo de construir uma antena para o monitoramento de sulfeto de hidrogênio em ambientes de risco na indústria de exploração de petróleo e gás. O sensor do equipamento será composto por óxido de grafeno reduzido e nanopartículas de óxidos metálicos.

“A operação do sensor através de uma antena permite que a detecção do gás seja transmitida via um sinal de alta frequência na faixa de micro--ondas para uma central de controle. Essa frequência pode ser escolhida pela geometria da antena (sensor)”, explica o coordenador da pesquisa.

Além da UFC, o projeto conta ainda com a participação de pesquisadores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e terá duração de três anos.

OUTRAS CHAMADAS – Essa não foi a única chamada contemplada pelo LOCEM neste ano. O coordenador do laboratório, Prof. Sérgio Sombra, lembra que o grupo teve projetos aprovados em outras quatro chamadas do CNPq em áreas relacionadas a combustíveis, computação quântica, minerais e setor aeronáutico.

A pesquisa Sensoriamento no Armazenamento de Hidrogênio por Luminescência de Hidretos foi aprovada na Chamada CNPq/MCTI/FNDCT nº18/2022 voltada a pesquisas, desenvolvimento e inovação em apoio ao Programa Combustível do Futuro e à Iniciativa Brasileira do Hidrogênio (IBH2 MCTI).

Já na Chamada CNPq/MCTI/SEMPI nº 26/2022, o laboratório teve aprovado o projeto Pesquisa & Desenvolvimento de Giroscópio não Linear de Fibra Óptica Baseado em Emaranhamento de Fótons para Navegação Quântica. O projeto, que terá duração de dois anos, contará com a participação de pesquisadores da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Também em parceria com as duas instituições, o LOCEM teve ainda os projetos Fabricação e Estudo de Novos Nanomateriais e Tintas Absorvedoras de Micro-ondas Aplicadas para Tecnologias de Invisibilidade ao Radar e Aplicação das Terras Raras (Yb+3/ Er+3/ Tm+3) nos Nanocristais de [LaNbO4] X- [YNbO4] 1-X para Obtenção de Novos Lasers e Led´s aprovados nas chamadas CNPq/MCTI/FNDCT/nº 17/2022, sobre desenvolvimento de ciência, tecnologia e inovação ao setor aeronáutico, e CNPq/CT-Mineral/CT-Energ nº 27/2022, destinada a pesquisas voltadas ao desenvolvimento integral das cadeias produtivas de minerais estratégicos.

Fontes: Profª Karen Leopoldino, do Departamento de Geologia da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Prof. Sérgio Sombra, do Departamento de Física da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.