PROINTER divulga seleção para bolsa no Summer Student Programme da Organização Europeia de Pesquisa Nuclear

Estudantes matriculados nos cursos de bacharelado ou de mestrado nas áreas de física, engenharia, ciências da computação ou matemática têm uma grande oportunidade em 2023. A Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), da Universidade Federal do Ceará, informa que o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) vai realizar seleção de candidatos latino-americanos a bolsa de estudo com patrocínio da Organização Internacional Ítalo-Latinoamericana (IILA), para participação no Summer Student Programme da Organização Europeia de Pesquisa Nuclear (conhecida pela sigla CERN), em Genebra, na Suíça. As inscrições ficam abertas até 30 de janeiro.

Imagem: Entre os sofisticados equipamentos da CERN, está o Grande Colisor de Hádrons (em inglês, Large Hadron Collider – LHC), para estudos sobre constituintes fundamentais da matéria (Foto: Divulgação/CERN)

Para concorrer à bolsa, o interessado matriculado em cursos das áreas mencionadas precisa atender aos seguintes requisitos: ter completado, até o verão europeu (vai de 21 de junho a 22 de setembro) de 2023, pelo menos três anos de estudos de nível universitário; não ter trabalhado na CERN, em nenhuma modalidade (estudante, técnico, estagiário etc.), por mais de três meses; não ter participado de edições anteriores do programa; e ter bom conhecimento da língua inglesa. É considerada vantagem também ter conhecimento do idioma francês.

O valor da bolsa de estudos a ser concedida pela IILA é de, aproximadamente, 7 mil euros e prevê o pagamento de ajuda de custo de 90 francos suíços líquidos por dia, para cobrir as despesas de acomodação e alimentação na área de Genebra, para uma única pessoa, durante o programa; seguro-saúde; e 1.200 francos suíços para custear a passagem do bolsista.

A CERN oferecerá aos estudantes contrato de associação de 8 a 13 semanas para trabalhar em projeto técnico avançado; programa de palestras de física e de tecnologia da informação; e assistência para encontrar acomodação.

Os interessados devem acessar o site do programa e, para completar o requerimento de inscrição, devem anexar o currículo, cópia de histórico escolar recente e duas cartas de recomendação de professores ou de supervisores de estágios anteriores, com validade de até 12 meses.

SAIBA MAIS – Na CERN, cientistas estão pesquisando a estrutura fundamental do universo. A equipe utiliza os maiores e mais complexos instrumentos científicos do mundo, como o Grande Colisor de Hádrons (em inglês, Large Hadron Collider – LHC), para compreender os constituintes básicos da matéria – partículas fundamentais que colidem a uma velocidade próxima à da luz. O processo dá aos cientistas pistas sobre como as partículas interagem e fornece dados sobre as leis fundamentais da natureza.

Outras informações estão no site da CERN.

Fonte: Coordenadoria de Mobilidade Acadêmica da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional – fone (85) 3366 7333 – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.