UFC e IFCE desenvolvem aplicativo de avaliação clínica de saúde do paciente

Uma parceria entre a Universidade Federal do Ceará e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) resultou no desenvolvimento do aplicativo eWHODAS, plataforma de avaliação clínica da funcionalidade e deficiência por meio da ferramenta WHODAS 2.0. O app é gratuito e está disponível nos idiomas inglês e português.

O WHODAS (World Health Organization Disability Assessment Schedule) 2.0 é um instrumento genérico de avaliação desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para fornecer um método padronizado de mensuração de saúde e deficiência de forma transcultural. O instrumento possui relação direta com a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), abordando a condição de saúde na perspectiva biopsicossocial, em que deficiência e funcionalidade são resultados de interações entre condições de saúde e fatores contextuais do indivíduo. 

Imagem: em um círculo azul, um desenho de uma mão na cor branca segurando um celular. Acima do desenho, ainda dentro do círculo, o nome eWHODAS, com o e em caixa baixa e o restante da palavra em caixa alta

Idealizador da ferramenta, o Prof. Shamyr Castro, do Departamento de Fisioterapia da UFC, explica que o app eWHODAS facilita o processo de aferição da funcionalidade e deficiência em ambiente clínico ao tornar digital a aplicação do questionário WHODAS. De acordo com ele, o aplicativo faz o cálculo automático das escores do paciente e produz gráficos comparativos e relatórios que podem ser compartilhados com o paciente.

“O eWHODAS oferece uma possibilidade de aplicação do instrumento em menor tempo e produz os escores automaticamente ao final da aplicação. Dessa forma, contribui positivamente para a disseminação do uso da ferramenta, facilitando ao profissional de saúde a coleta de dados sobre funcionalidade e deficiência. Outro ponto importante do app é a gestão dos dados”, complementa o docente.

Para o Prof. Auzuir Ripardo de Alexandria, docente do Departamento de Indústria do Campus de Fortaleza do IFCE, o principal destaque do aplicativo é que “sua concepção é realizada por meio da colaboração entre instituições do nosso Estado, com o intuito de melhorar a saúde das pessoas. Essa colaboração necessita que se trabalhe de maneira interdisciplinar, algo que o IFCE já demonstrou ser plenamente capaz, por meio de suas parcerias em diversos projetos de pesquisa e inovação. Além disso, é uma forma de capacitar nossos alunos além da sala de aula e manter nossos docentes atualizados e motivados”.

O estudante Nicolas Fontenele Leite, bacharelando em Engenharia de Mecatrônica do Campus de Fortaleza do IFCE, é um dos programadores do projeto. Ele destaca a utilidade da ferramenta para os profissionais de saúde. "Para mim é uma honra fazer parte do time de desenvolvimento e poder aprender e transformar, por meio do aplicativo, meu aprendizado em frutos positivos para a minha comunidade e para a comunidade internacional”, alegra-se.

O eWHODAS foi desenvolvido por estudantes e docentes do Departamento de Fisioterapia da UFC, do Laboratório de Processamento Digital de Sinais e do Laboratório Oficinais 4.0 do IFCE. O desenvolvimento do aplicativo foi formalmente autorizado e reconhecido pela OMS por meio da concessão de licença. O aplicativo foi registrado no Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI) pelas duas instituições de ensino.

O eWHODAS é compatível com versão Android e atualmente os desenvolvedores estão trabalhando para disponibilizar uma versão para IOS.

Com informações da Assessoria de Comunicação do IFCE.

Fonte: Prof. Shamyr Castro, do Departamento de Fisioterapia da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.