UFC e TJCE renovam parceria que visa expandir realização de perícias médicas em todo o Ceará

A Universidade Federal do Ceará e o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) assinaram, nessa terça-feira (1º), termo de cooperação interinstitucional que viabiliza a realização de perícias médicas em todo o Estado para dar maior celeridade às ações judiciais. Em solenidade no Fórum Clóvis Beviláqua, o documento foi assinado pelo Prof. Cândido Albuquerque, reitor da UFC; pelo desembargador Abelardo Benevides, presidente do TJCE; e pelo Prof. Odorico de Moraes, coordenador do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da UFC.

Imagem: reitor da UFC e desembargador do TJCE assinam termo de cooperação

A cooperação entre as instituições foi assinada pela primeira vez em agosto de 2018. Desde então foram realizadas 1.739 perícias médicas nas Varas Cíveis e de Família. Com a renovação da parceria, a intenção agora é expandir as atividades para o interior do Estado, “o que possibilitará a atuação onde a população é mais carente e tanto precisa dessas perícias para ter maior celeridade processual”, explica Abelardo Benevides, presidente do TJCE. Para ele, “a parceria dignifica as instituições e, sobretudo, beneficia a sociedade”.

A UFC participa da ação por meio do NPDM, que realizará as perícias. O núcleo atua em processos envolvendo acidentes, uso de medicamentos e aposentadoria por invalidez, com estrutura composta por 28 laboratórios para pesquisas toxicológicas e farmacológicas, estrutura hospitalar com 64 leitos, 14 ambulatórios, um consultório odontológico e uma enfermaria especial para testes de novos protocolos em câncer.

O reitor da UFC destacou que a cooperação é exitosa e importante para o meio acadêmico. "Deixava-se, de certa forma, em segundo plano, a extensão, a pesquisa, a inovação e o empreendedorismo, mas a universidade brasileira acordou para a necessidade de ter nesses fundamentos a sua razão de existência. É extremamente importante aproximar a Universidade do poder público e também da iniciativa privada e estabelecer o diálogo plural com a sociedade."

Também estiveram presentes à solenidade o Prof. Glauco Lobo, vice-reitor da UFC; a Profª Elisabete Moraes, coordenadora da Unidade de Farmacologia Clínica do NPDM e responsável pela execução do Termo no NPDM; Demétrio Saker Neto, juiz e membro da coordenação das atividades de execução do termo; Marcelo Roseno, Alexandre Sá e Ricardo Alexandre, juízes auxiliares da Presidência do Tribunal; e Nilsiton Aragão, superintendente da Área Judiciária do TJCE.

Fontes: Assessoria de Comunicação do Tribunal de Justiça do Ceará – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Gabinete do reitor da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.