IV Jornada de Estudos Machadianos recebe inscrições de trabalhos até o próximo dia 15; encontro será em outubro

A IV Jornada de Estudos Machadianos, organizada pelo grupo de pesquisa Ficção de Machado de Assis: Sistema Poético e Contexto, do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Ceará, recebe inscrições de trabalhos até o próximo dia 15. Na edição 2023, a jornada tem como tema “Machado de Assis, leitor do mundo” e ocorrerá no formato presencial no período de 18 a 20 de outubro no Centro de Humanidades, em Fortaleza. A participação no evento é gratuita e será emitido certificado.

O evento tem caráter internacional, uma vez que o grupo de pesquisa mencionado congrega atualmente 18 pesquisadores de universidades brasileiras e estrangeiras. A chamada pública para inscrição de trabalhos foi lançada com a intenção de aproximar estudos de jovens pesquisadores machadianos da graduação e pós-graduação a práticas e reflexões conduzidas por professores de escolas de Fortaleza e do Ceará, bem como organizadores de clubes de leitura ou outras iniciativas de democratização do livro e da leitura.

Imagem: A IV Jornada de Estudos Machadianos será presencial e gratuita, com emissão de certificado (Imagem: Divulgação)

Nesse sentido, podem ser inscritos dois tipos de trabalho: 1. relatos de experiência de pesquisa sobre a obra machadiana na universidade (graduandos e pós-graduandos); e 2. relatos de experiência de ensino ou de práticas de leitura pública de obras de Machado (em sala de aula, escolas, clubes de leitura etc.), acompanhados por uma reflexão crítico-teórica. Os resumos da proposta dos trabalhos devem ser encaminhados para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Os resultados serão divulgados até 31 deste mês. Na jornada, os autores selecionados farão uma comunicação presencial dos seus trabalhos em mesa-redonda, que será seguida de debate. Ao final do evento, uma roda de conversa produzirá uma síntese das apresentações e debates e encaminhará questões para futuros encontros.

Detalhes como formatação dos trabalhos e outros podem ser acessados na Chamada para Apresentações de Jovens Pesquisadores e Professores da Educação Básica Que Trabalham com Machado de Assis e na página do evento no Instagram (@leitordomundo.ufc). Dúvidas também podem ser esclarecidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

PROGRAMAÇÃO – A programação completa com as demais atividades e convidados da jornada ainda será divulgada. O Prof. Atilio Bergamini, docente do curso de graduação em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras, e presidente da comissão organizadora da IV Jornada de Estudos Machadianos, explica que a comissão aguarda o resultado de um edital para eventos que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) lançou recentemente. Só depois poderá confirmar os nomes de convidados.

SAIBA MAIS – O grupo de pesquisa Ficção de Machado de Assis: Sistema Poético e Contexto reúne atualmente 18 pesquisadores das seguintes instituições, além da UFC: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Feevale, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade de Brasília (UnB); e as estrangeiras Universidade de Yale, Universidade Brown, Universidade Purdue, Universidade de Harvard e University College London (UCL).

Fonte: Prof. Atilio Bergamini, presidente da comissão organizadora da IV Jornada de Estudos Machadianos – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.