Centro de Especialidades Médicas da UFC lança podcast sobre saúde universitária; primeiro episódio é sobre burnout

Está disponível para acesso na plataforma de streaming Spotify o primeiro episódio do podcast CEMUFCAST – Saúde Universitária em Foco. A iniciativa é do Centro de Especialidades Médicas da UFC (CEMUFC), vinculado à Coordenadoria de Perícia e Assistência ao Servidor (CPASE), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP). Lançada no último dia 31, a primeira edição tem como título “Desvendando o burnout estudantil: quando o cansaço fala alto”.

Explica Manoel Fernandes de Lima Neto, coordenador da CPASE, que o objetivo do podcast é criar um espaço para diálogos e conexões em torno da saúde na Universidade. “É colocar a saúde da comunidade acadêmica em foco, abordando práticas e dicas saudáveis, além de explorar os principais temas relacionados à saúde na Universidade.”

Imagem: O podcast é semanal, e o segundo episódio já tem tema definido: a importância da amamentação

Integram como realizadores a equipe de enfermagem do CEMUFC, bolsistas, além do próprio coordenador, que atuou na edição do episódio. “Quanto à parte técnica, tive a oportunidade de assumir esse papel e também liderei a edição. Para tornar o podcast ainda mais envolvente, recorremos à inteligência artificial para aperfeiçoar a qualidade das vozes utilizadas. Foi uma experiência fascinante trabalhar com essa tecnologia”, declara.

Destaca ainda Manoel Lima Neto que a escolha do tema de estreia do CEMUFCAST partiu do acompanhamento de relatos dos próprios alunos, no Centro de Especialidades Médicas. “Observamos que muitos de nossos estudantes apresentavam queixas frequentes aos nossos médicos psiquiatras, relacionadas a ansiedade, sobrecarga e estresse devido aos desafios dos estudos e da vida acadêmica. Assim, nada mais natural, tratarmos desse tema tão relevante e atual no nosso primeiro episódio. Buscamos abordar esse assunto de forma cuidadosa e informativa, com o intuito de oferecer apoio e recursos para lidar com essa realidade comum na vida universitária”, afirma.

O público-alvo do CEMUFCAST abrange toda a comunidade universitária: alunos, docentes e técnico-administrativos. Com periodicidade semanal, o podcast já tem o tema do próximo episódio “Agosto Dourado", sobre a importância da amamentação.

Como espaço de interação com os ouvintes, o CEMUFCAST conta também com um perfil no Instagram (@cemufc2635). Na página, será possível acompanhar posts relacionados ao tema da semana, divulgações, bem como sugerir assuntos a ser abordados, tirar dúvidas ou fazer perguntas. “Nosso objetivo é criar um espaço aberto e acolhedor para que todos se sintam à vontade para participar ativamente do podcast. Queremos que essa seja uma produção feita em conjunto, em que todos tenham a oportunidade de fazer parte e deixar sua marca. Toda participação será muito bem-vinda e valorizada”, ressalta Manoel Lima Neto.

Fonte: Coordenadoria de Perícia e Assistência ao Servidor (CPASE) – fone: (85) 3366 7587