Alunos de Sistemas e Mídias Digitais encerram semestre com vasta produção de curtas de animação, podcast e revista digital

Um semestre de muita vivência, criatividade e produtividade, com a elaboração de curtas de animação, podcast e uma nova edição da revista Catorze Trinta. As criações são dos alunos das disciplinas Produção Audiovisual para Crianças e Adolescentes, Redação para Mídias Digitais e Identidade Sonora de Marcas, do Curso Sistemas e Mídias Digitais da Universidade Federal do Ceará, como trabalhos finais do semestre 2023.1.

Na disciplina Produção Audiovisual para Crianças e Adolescentes foi trabalhado o tema das brincadeiras infantis. A partir de leituras, palestras, produção textual e visita ao Museu Brinquedim, em Pindoretama (CE), a turma pôde refletir também sobre suas próprias memórias.

Imagem: Os curtas de animação apresentam o tema das brincadeiras infantis de variadas formas, alguns inspirados nas memórias dos autores (Imagem: Divulgação)

Mensageiros do oceano, curta de animação de Pâmela de Castro, é baseado em suas memórias de infância e conta a história de um avô e sua neta que em uma manhã de sábado criam barquinhos de papel.

A mesma memória diferente, da aluna Enayle Santos, retrata a infância de Nikki, personagem inspirado na autora, em que um gatinho criança tem apenas um objetivo: jogar video-game todos os dias o dia todo.

Criatividade eterna, companheira, de Oliver Perina, refaz a memória da jornada do autor no rumo da arte desde que começou a desenhar quando criança.

Nostalgia 2000, de Vanessa Rolim, relembra brincadeiras, jogos e desenhos da infância de quem, como a autora, foi criança no início dos anos 2000.

Esses e os outros curtas de animação feitos pelos alunos podem ser acessados na plataforma Genially.

Imagem: Relatos de vivências dos alunos estão na revista digital Catorze Trinta (Imagem: Divulgação)

REVISTA DIGITAL – A turma da disciplina Redação para Mídias Digitais teve como foco a palavra “experiência” para produzir a sétima edição da revista Catorze Trinta, publicação multimídia coletiva editada desde 2020.1. Utilizando recursos como textos, fotos, ilustrações, áudios e vídeos, a turma pôde se expressar falando de si, das experiências acadêmicas, profissionais e pessoais.

Durante o semestre, os alunos fizeram visitas ao Museu da Imagem e do Som, à redação do jornal O Povo e ao Cineteatro São Luiz, onde assistiram a uma apresentação da Camerata de Cordas. O que os estudantes vivenciaram nessas visitas e o que sentiram podem ser conferidos nos relatos publicados na revista Catorze Trinta.

Imagem: Publicidade, marketing, literatura e RPG estão nas produções de Experimentações sonoras (Imagem: Divulgação)

EXPERIMENTAÇÕES SONORAS – Os alunos da disciplina Identidade Sonora de Marcas produziram coletivamente o Experimentações sonoras, que reúne trabalhos em diversificados formatos. Um dos produtos é o podcast intitulado “Advertidos”, que, em três episódios, fala sobre a história da publicidade e marketing no Brasil, numa linguagem divertida e descontraída.

Já "A campanha equilíbrio é o ideal" trata do uso seguro da Internet para crianças com spots e jingles. O trabalho "O injustiçado" traz uma narrativa ficcional que mescla role playing game (RPG) com o gênero terror. Um outro produto é uma adaptação sonora do primeiro capítulo do livro O guia do mochileiro das galáxias (Douglas Adams).

As produções estão disponíveis no Spotify

Para a Profª Andrea Pinheiro, que ministra as três disciplinas, “é muito gratificante concluir o semestre com tantas produções bacanas, fruto do talento e do comprometimento dos estudantes. Acredito na sala de aula como espaço de experimentação, e o resultado dos trabalhos das três turmas representa bem essa trajetória que marcou o primeiro semestre de 2023”, considera.

Com informações do Curso Sistemas e Mídias Digitais

Fonte: Profª Andrea Pinheiro, do Curso Sistemas e Mídias Digitais da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.