PRAE recebe inscrições da seleção unificada para auxílio-creche e emergencial, isenção do RU e Residência Universitária até o dia 18

A Universidade Federal do Ceará, através da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), recebe inscrições, até o próximo dia 18, para o Processo Seletivo Unificado (PSU) 2023.2, que prevê a concessão de auxílio-creche, auxílio emergencial, além de vaga em Residência Universitária e isenção parcial ou total do Restaurante Universitário (RU). Os benefícios são destinados a estudantes matriculados em cursos presenciais de graduação de campi de Fortaleza e Interior que apresentem situação de vulnerabilidade socioeconômica.

De acordo com o Edital nº 06/2023 – Processo Seletivo 2023.2 (Fortaleza e Interior), as inscrições ocorrem de forma on-line, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). A PRAE recomenda a leitura atenta do edital e seus anexos, uma vez que as inscrições são feitas em duas etapas e há regras comuns e outras específicas conforme cada benefício.

Imagem: Os benefícios de assistência estudantil contemplam estudantes da capita e interior (Foto: Viktor Braga)

Na primeira etapa da inscrição, a pessoa interessada preenche o cadastro socioeconômico e anexa a documentação comum mencionada no edital.

Na segunda etapa, é a vez de fazer o cadastro de interesse no benefício, lembrando que é possível concorrer a mais de um que seja ofertado no campus onde estuda o aluno. Nesse caso, o candidato deve observar bem os critérios para obtenção de cada benefício que estão expressos nos anexos específicos do edital.

BENEFÍCIOS – Os benefícios, listados por campi, são os seguintes:

auxílio-creche, concedido para estudantes dos campi de Fortaleza, Crateús, Itapajé e Sobral, que, além de serem pais, morem e tenham a guarda de crianças com idades entre 6 e 48 meses. Está previsto um total de até 16 vagas distribuídas entre os campi mencionados;

auxílio emergencial, destinado a estudantes dos campi de Fortaleza e do Interior (Crateús, Itapajé, Quixadá, Russas e Sobral), é um valor para colaborar nas despesas com transporte; com tratamento médico, medicamentos, exames, próteses, outros acessórios relacionados à saúde; com material acadêmico e em situações emergenciais que tenham dificultado temporariamente a frequência às aulas;

residência universitária é voltado apenas para alunos dos campi de Fortaleza. Oferta 64 vagas divididas entre 26 femininas e 38 masculinas. Os selecionados têm garantia de moradia em um dos imóveis destinados a essa finalidade pela UFC, além de alimentação do restaurante universitário e auxílio financeiro para os fins de semana.

isenção parcial da taxa do Restaurante Universitário é concedida a estudantes dos campi de Fortaleza e do Interior (Crateús, Itapajé, Quixadá, Russas e Sobral) e permite o acesso gratuito a duas refeições diárias (almoço e jantar) fornecidas pelo RU.

isenção total da taxa do restaurante universitário é um benefício concedido apenas para os estudantes dos campi de Fortaleza que moram em um dos municípios da região metropolitana e se deslocam diariamente para a Capital.

Todos os detalhes sobre o processo seletivo podem ser acessados no site da PRAE.

Fonte: Divisão de Benefícios e Moradia da CASE/PRAE/UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.