Centro de Humanidades promove X Jornada de Residualidade Literária e Cultural em setembro

O Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará realizará, nos dias 19 e 20 de setembro, a X Jornada de Residualidade Literária e Cultural (JORLIC), com o tema “Tradição e ruptura: resistência e resíduo”. As inscrições para a jornada são gratuitas e estão abertas até 20 de agosto. Os interessados poderão participar com apresentação de comunicação oral e como ouvintes.

Imagem: Cartaz do Jorlic

O encontro tem por objetivo divulgar as atividades de pesquisa realizadas por docentes e discentes de graduação e pós-graduação da UFC e de outras instituições do Brasil e do exterior, possibilitando a troca de experiência entre diferentes pesquisadores que trabalham com a residualidade, método de pesquisa que busca identificar em determinados períodos culturais evidências de um período anterior e temas semelhantes na literatura e em outras áreas do conhecimento.

A jornada contará com palestrantes nacionais e internacionais, além de minicursos com temáticas que abordam desde as narrativas ancestrais do povo indígena sateré-mawé, que habita a região do médio rio Amazonas, passando pela história dos estudos residualistas até a literatura da geração 60 no Ceará. Neste ano, em parceria com a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), os trabalhos aprovados para apresentação na X JORLIC serão publicados em edição especial da revista Letras Escreve, da UNIFAP (Qualis CAPES A3).

A JORLIC é realizada pelo Grupo de Estudos de Residualidade Literária e Cultural (GERLIC), do Departamento de Literatura da UFC, e conta com a coordenação da Profª Elizabeth Dias Martins. “As expectativas para essa nova edição do evento é que voltemos a ter na Universidade a participação efetiva dos alunos nas atividades científicas de extensão”, explica a professora.

Os inscritos receberão certificados em todas as modalidades de participação. A programação completa está disponível no site da JORLIC.

Fonte: Profª Elizabeth Dias Martins, coordenadora-geral da JORLIC – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.