Campus de Itapajé realiza II Workshop de Ciência, Inovação e Tecnologia; RU do campus será inaugurado nesta sexta-feira (1º)

O Campus da Universidade Federal do Ceará em Itapajé (Jardins de Anita) iniciou, nessa segunda-feira (28), o II Workshop de Ciência, Inovação e Tecnologia (WCit). O evento segue até sexta-feira (1º), com a celebração de dois anos do início das atividades do campus e a inauguração do Restaurante Universitário (RU).

Imagem: cerimônia em Itapajé

Realizado anualmente, o WCit é organizado por estudantes e docentes dos cursos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da UFC em Itapajé. O objetivo é incentivar a troca de experiências entre alunos, professores, profissionais e comunidade do Litoral Oeste do Ceará. Neste ano, a programação conta com palestras, oficinas, workshops, debates e atividades culturais que exploram os pilares Ciência, Tecnologia e Inovação.

A cerimônia de abertura ocorreu na manhã desta segunda-feira (28), com a presença da vice-reitora da UFC, Profª Diana Azevedo, do diretor do Campus, Prof. Márcio Veras, da prefeita de Itapajé, Gorete Caetano, além de outras autoridades acadêmicas e locais. A atividade contou ainda com apresentação cultural do Grupo de Choro do Campus da UFC em Sobral.

Nos próximos dias, os participantes terão a oportunidade de debater sobre segurança da informação, portfólio profissional, design de jogos, computação forense no âmbito criminal, análise de dados, computação quântica, conceitos básicos e certificação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), entre outros.

As atividades culturais e de bem-estar também têm espaço na programação do evento, que conta com apresentações musicais, massoterapia e orientações nutricionais. As atividades são gratuitas e abertas ao público. Os interessados em receber certificado de participação devem efetuar a inscrição até o dia 30 de agosto no site do evento e comparecer a 70% das atividades.

CELEBRAÇÃO – O II Workshop de Ciência, Inovação e Tecnologia culminará com a celebração dos dois anos do início das atividades do Campus de Itapajé e a inauguração de seu Restaurante Universitário. A solenidade ocorrerá às 10h de sexta-feira (1º), com a presença do reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida, e de membros da administração superior da Universidade.

Inaugurado no dia 27 de agosto de 2021, o Campus Jardins de Anita é composto por dois blocos de sala de aula, laboratórios, salas administrativas e um teatro com capacidade para 420 pessoas. Atualmente oferta os cursos de graduação tecnológica em Segurança da Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciências de Dados.

Fonte: Prof. Márcio Veras, diretor do Campus da UFC em Itapajé – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.