Agência UFC: Desenvolvido equipamento que realiza higienização de próteses e aparelhos dentais

A mais nova carta-patente obtida pela Universidade Federal do Ceará idealiza um produto que visa à higienização de aparelhos e próteses dentárias, de modo a evitar infecções causadas por micro-organismos. O invento pode ser utilizado por dentistas, profissionais de próteses e pacientes.

Imagem: Foto, em tons vermelhos intensos, de um aparelho bucal (Divulgação)

Trata-se de uma pequena caixa que utiliza tecnologia de LED de alta potência que, ao reagir com um corante fotossensibilizador posto nas próteses e aparelhos, realiza a descontaminação dos equipamentos, causando a morte celular de agentes microbianos. A caixa pode ser usada com aparelhos protéticos, ortodônticos, placas oclusais ou guias cirúrgicas.

Funciona assim: o aparelho a ser higienizado (que pode ser construído com qualquer material, inclusive resina acrílica), depois de enxaguado com água, tem sua superfície coberta com o fotossensibilizador (um corante diluído) e é colocado dentro da caixa. Após poucos minutos, o aparelho é retirado, novamente enxaguado e já está pronto para uso.

Os detalhes do funcionamento da caixa estão disponíveis em matéria publicada na Agência UFC, canal de divulgação científica da Universidade.

Fonte: Profª Karina Matthes de Freitas Pontes, do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.