Professor da UFC é membro sênior do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE)

Docente do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Ceará, o Prof. Dalton de Araújo Honório foi elevado a membro sênior do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), grau mais alto para integrantes da instituição. O IEEE é o maior órgão mundial de profissionais na área das engenharias eletricista e eletrônica.

Para ser aceito como membro sênior do Instituto, os candidatos devem: ser engenheiros, cientistas, educadores, executivos técnicos ou criadores em uma das áreas designadas pelo IEEE; exercer a profissão há pelo menos 10 anos; ter demonstrado desempenho significativo durante um período de pelo menos cinco desses anos; e fornecer três referências de membros atuais do IEEE que possuam o grau de fellow, membro sênior ou membro honorário.

Imagem: foto do Prof. Dalton Araújo

Dos 400 mil membros atualmente no Instituto, apenas 10% conseguiram alcançar o nível sênior. Para o Prof. Dalton, sua elevação ao referido grau é um “reconhecimento profissional, um atestado chancelado pelo IEEE”.

“Esse título demonstra que estou me aperfeiçoando e amadurecendo dentro da carreira que me dispus a seguir dentro da Universidade, para mim é um marco muito importante. Todos os pesquisadores e professores os quais me espelho passaram pelo mesmo reconhecimento em determinados pontos de suas respectivas carreiras”, afirma o professor.

Com graduação (2010), mestrado (2013) e doutorado (2018) em Engenharia Elétrica pela UFC, o professor participa de pesquisas focadas em condicionadores de energia. É chefe do Laboratório de Condicionadores de Energia (LCE) e participante do Grupo de Processamento de Energia e Controle (GPEC). Dalton também pesquisa aplicações de eletrônica de potência, com diferentes tipos de conversores.

A expectativa do pesquisador agora é que o novo título possa incrementar sua capacidade de realização de pesquisas e de proposição de projetos para a Universidade, bem como aumentar a quantidade de parcerias na comunidade científica e na indústria.

“Minha expectativa é continuar o trabalho que venho desempenhando e continuar amadurecendo perante a comunidade científica, e como consequência realizar cada vez mais pesquisas de alto fator de impacto científico, bem como estreitar ainda mais os laços entre IEEE e a UFC”, diz o professor.

SAIBA MAIS – Fundado em 1884, o Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos visa a atender profissionais envolvidos em todos os aspectos dos campos elétrico, eletrônico e de computação e áreas relacionadas a ciência e tecnologia. Hoje, possui mais de 400 mil membros em mais de 160 países. O IEEE realiza publicações, conferências, padrões tecnológicos e atividades profissionais e educacionais.

Fonte: Prof. Dalton de Araújo Honório, do Departamento de Engenharia Elétrica da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.