Curso de Letras Português-Alemão conquista nota máxima na avaliação do MEC

O Curso de Letras Português-Alemão é mais um da Universidade Federal do Ceará a receber nota máxima (5) na mais recente avaliação do Ministério da Educação (MEC). No semestre passado, outras oito graduações já haviam sido avaliadas e tiveram a excelência comprovada pelo MEC.

A coordenadora do Curso de Letras, Profª Andreia Turolo, aponta o novo projeto pedagógico de curso (PPC) como um dos destaques para o bom resultado na avaliação. De acordo com ela, o PPC foi elaborado a partir de um trabalho intensivo do núcleo docente estruturante da graduação e está totalmente alinhando com as Diretrizes Curriculares Nacionais para Licenciatura, “que inova na metodologia, nas avaliações e nos conteúdos curriculares”.

Imagem: estudantes do curso de Letras-Alemão no Centro de Humanidades da UFC

Além disso, a atuação do corpo docente em ensino, pesquisa e extensão e as parcerias do curso com outros setores da Universidade e de instituições alemãs também foram aspectos que contribuíram para uma boa pontuação.

A coordenadora cita, por exemplo, a proximidade da licenciatura com a Secretaria de Acessibilidade (UFC Inclui), que acompanha e auxilia estudantes com deficiência, e com as Casas de Cultura Estrangeira da UFC, que funciona como espaço para estágio dos discentes do curso. As parcerias que o curso mantém com instituições como o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e com o Instituto Goethe, por sua vez, contribuem para a internacionalização da Universidade.

“Esse reconhecimento é muito importante para todos do curso e do Centro de Humanidades. É o reconhecimento do trabalho sério que desenvolvemos nos cursos de Letras, enfrentando todos os desafios da formação de professores, que foram ampliados pela pandemia e pelos cortes orçamentários na educação nos últimos anos. Foram anos árduos, que enfrentamentos com comprometimento e dedicação”, considera a Profª Andreia Turolo.

SAIBA MAIS  O Conceito de Curso (CC) é uma avaliação realizada in loco pelo MEC. De 21 a 23 de agosto, avaliadores do Ministério da Educação fizeram intenso levantamento de informações, reuniões com corpos docente e discente e visitas a salas de aula, bibliotecas e outros espaços do curso. As avaliações foram feitas em formato remoto, como vêm ocorrendo desde 2022, e se concentraram nas dimensões de organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial, e infraestrutura.

Fonte: Profª Andreia Turolo, coordenadora do Curso de Letras da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.