UFC terá doutorado em Estudos da Tradução; curso foi aprovado pela CAPES e é o primeiro do Norte, Nordeste e Centro-Oeste

A Universidade Federal do Ceará passará a ofertar mais uma opção de pós-graduação à sociedade: o doutorado em Estudos da Tradução. A aprovação da proposta da UFC foi anunciada no último dia 28 de agosto pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

A expectativa é que o edital para a primeira turma do doutorado seja divulgado pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (POET) ainda neste semestre, com início das aulas em 2024.1. O número de vagas ainda não foi definido.

Imagem: livro sendo manuseado

O novo doutorado chega para fortalecer o POET. Para a Profª Luana Ferreira de Freitas, que esteve à frente da elaboração do projeto do curso, “essa aprovação atesta não apenas a crescente relevância dos estudos da tradução no País, mas também a força da UFC, do Centro de Humanidades e do POET, que em 2024 completará 10 anos”.

Ainda conforme a Profª Luana, a UFC tem um dos três únicos programas stricto sensu específicos em Estudos da Tradução no País e, agora, passa a ter o primeiro doutorado das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste nessa área específica.

O Programa possui duas linhas de pesquisa: “Tradução: práxis, historiografia e circulação da comunicação” e “Tradução: linguagem, cognição e recursos tecnológicos”. Mais informações, bem como os tipos de pesquisa desenvolvidas no POET, podem ser obtidas no site do programa.

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução – fone: (85) 3366 7912