Projeto de extensão do Curso de Jornalismo promove letramento para o uso adequado das mídias

Acessar e interpretar informações que chegam pela TV, pelo rádio ou pela Internet parece simples, mas na verdade se exige certa capacitação para tal. Conhecer as mídias adequadamente e analisar criticamente o que se consome evita o compartilhamento de desinformação. Foi com esse propósito que surgiu o Midiando, projeto de extensão do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará que tem a missão de disseminar práticas de educação midiática para diversos públicos.

O projeto teve início em 2020, quando foram ofertadas as primeiras turmas das disciplinas de Cultura e Linguagens das Mídias, e de Comunicação, Cidadania e Direitos Humanos. Naquele ano, assuntos relacionados à alfabetização midiática ganharam mais força no debate público. “Desde crianças, passando por adolescentes, adultos e idosos, as pessoas precisam de educação para poder acessar as mídias e os dispositivos tecnológicos, visando fazer usos mais conscientes desses dispositivos”, considera o Prof. Rafael Rodrigues, criador e coordenador do projeto.

Imagem: estudante se apresenta a uma plateia

A Profª Rosane Nunes, colaboradora externa do Midiando, ingressou no projeto em 2023, por afinidade com a temática da educomunicação e por considerar a extensão universitária a melhor forma de ensino. “Todos somos atravessados pela ação dos meios de comunicação, e preparar as pessoas para lidar com as estratégias desses é fundamental para formar uma sociedade crítica e livre”, explica sobre a importância do projeto para a população.

As atividades do Midiando envolvem oficinas, palestras e dinâmicas, que se adaptam à plateia e ao objetivo de cada ação. Durante a capacitação “Educação e Letramentos Midiáticos”, na Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (COGERH), foram abordados temas como a desinformação, checagem de fatos e boas práticas em reuniões on-line. O público se mostrou participativo nas atividades interativas e nas trocas de experiências.

Iramilson Pereira, de 56 anos, secretário do Meio Ambiente do município de Capistrano e membro do Comitê de Bacias Hidrográficas (CBH), participou como ouvinte da ação na COGERH e afirma que o conteúdo apresentado ampliou o conhecimento que já tinha sobre os temas abordados. “Eu fico feliz de ver um projeto tão preocupado com isso dentro da academia, trazendo o processo de informação aqui pro Comitê de Bacias, para que a gente possa identificar os tipos de informações e notícias, e o mais importante: como a gente pode fazer a checagem de tudo isso”, declara.

O Midiando possui iniciativas como o Vamos Galera, Jovens (VGJ) e o Programa de Educação Digital para Pessoas Idosas (PEDI), que promovem ações de educação midiática a esses públicos específicos. Além disso, o projeto possui a Célula de Análise de Ficção Científica Audiovisual (CAFCA), grupo de estudos que discute a relevância social de pesquisas no universo da ficção científica.

Imagem: grupo de idosas posam para foto

Levi Macêdo, de 19 anos, é bolsista do Midiando e estudante do Curso de Jornalismo da UFC. Para ele, participar do projeto contribui para sua formação como jornalista e seu crescimento pessoal. “A gente aprende a ser mais empático, a ter um altruísmo mais forte ao querer ensinar e capacitar as pessoas para que elas possam ter suas necessidades supridas no ambiente digital ou em quaisquer ambientes que envolvam a questão da comunicação e da mídia”, afirma.

As inscrições para participar do Midiando, voltadas a estudantes dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda da UFC, acontecem semestralmente. A comunicação com a equipe, seja para solicitações de palestras, aulas, oficinas ou para o esclarecimento de dúvidas, pode ser realizada tanto pelo Instagram como pelo e-mail do projeto.

Fonte: Projeto Midiando, do Curso de Jornalismo da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.