Edital de empreendedorismo da FUNCAP é apresentado; submissões podem ser feitas até 11/09

O edital do Programa Pesquisador Empreendedor – lançado recentemente pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) – foi apresentado nesta quinta-feira (31) a um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Ceará, durante encontro ocorrido no auditório da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) da UFC. O objetivo do programa é financiar projetos para a formação de spin-offs (pequenas empresas formadas no ambiente acadêmico) baseadas em atividades avançadas de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

A apresentação, organizada pela PRPPG, pela Pró-Reitoria de Relações Interinstitucionais (PROINTER) e pelo Parque Tecnológico (PARTEC) da UFC, foi feita pelo Prof. Jorge Soares, diretor de Inovação da FUNCAP e docente do Departamento de Engenharia de Transportes da UFC. Ele falou sobre a ideia geral da iniciativa, detalhou alguns pontos do edital e tirou dúvidas formuladas pelos pesquisadores, inclusive alguns dos campi da Universidade no interior, que participaram por videoconferência.

Imagem: Prof. Jorge Soares realiza apresentação sobre o Programa Pesquisador Empreendedor

A ideia é selecionar e aperfeiçoar projetos promissores com potencial de inserção no mercado e de geração de impacto socioeconômico para o estado do Ceará, especialmente em temas prioritários para o Estado, tais como água, economia do mar, energia, hidrogênio verde, segurança pública, saúde e educação, entre vários outros.

FOCO – Os alvos do Programa são projetos que possuem nível intermediário de maturidade e que possam, em breve, se tornar empresas, inclusive durante o prazo de execução previsto no edital, que é de 24 meses. Durante esse período, os projetos de spin-offs aprovados passarão por mentorias customizadas para apoiar o desenvolvimento enquanto potencial negócio inovador.

De acordo com o Prof. Jorge Soares, o nível de muitas pesquisas desenvolvidas em instituições de pesquisa, como as universidades cearenses, é bastante elevado, garantindo grande potencial de aplicação. Porém, é comum que o plano para que esse conhecimento chegue ao mercado em forma de produtos ou serviços não esteja no grau desejável. São casos com essas características que estão no radar da seleção, a fim de que possam “deslanchar”.

O recurso total do edital é de R$ 6 milhões, sendo que cada projeto receberá até R$ 600 mil para o desenvolvimento do negócio. Esse valor poderá ser destinado a investimento, custeio e concessão de bolsas de inovação tecnológica. “Porém, é importante lembrarmos que, para além do recurso, é mais importante a rede de fomento quando esses projetos são selecionados”, afirma Soares. Ele salienta que um dos objetivos do programa é promover o envolvimento de alunos nos projetos, juntamente com professores e técnicos.

SUBMISSÃO DE PROPOSTAS – Segundo o edital, podem inscrever projetos pesquisadores com vínculo empregatício ou funcional junto a instituições de ensino superior (IES) ou instituições científicas e tecnológicas, públicas ou privadas, sediadas no Ceará, que realizem ou se proponham a realizar atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação com intuito de formar spin-offs acadêmicas para comercialização futura do produto objeto dessas atividades. A submissão ocorre em dois momentos: preenchimento do formulário on-line e envio da documentação impressa à FUNCAP. Detalhes estão disponíveis no Edital nº 5/2023.

A coordenadora de Empreendedorismo e Inovação da PROINTER, Profª Conceição Oliveira, destacou que há uma “grande demanda” na UFC por esse tipo de oportunidade para os pesquisadores e falou da importância e da satisfação da Instituição participar desse edital inédito.

A coordenadora de Inovação Tecnológica da PROINTER, Profª Cláudia do Ó Pessoa, pontuou que a ideia do edital está em consonância com a proposta da UFC de “fortalecer a inovação, dar um passo à frente na transferência de tecnologia” e fazer com que os pesquisadores possam também se tornar empreendedores. E o diretor-presidente do PARTEC, Prof. Abraão Freires, colocou o Parque à disposição para que as empresas que venham a ser criadas durante o Programa Pesquisador Empreendedor sejam posteriormente incubadas no equipamento, contando com toda a estrutura e apoio para desenvolverem ainda mais seu potencial.

Fonte: Pró-Reitoria de Relações Interinstitucionais – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.