Plataforma on-line sobre a história da Universidade é lançada pelo Memorial da UFC

O Memorial da Universidade Federal do Ceará lançou uma plataforma on-line com objetivo de realizar e promover ações no âmbito institucional direcionadas à preservação, produção e comunicação da história e memória da UFC e da comunidade universitária. O espaço é um lugar onde a comunidade acadêmica pode se informar sobre as pesquisas que estão sendo realizadas pelo Memorial e seu andamento.

Imagem: Mostra tirada de baixo para cima mostra parte da galeria de quadro dos ex-reitores da UFC. Ao centro, o retrato do reitor Martins Filho (Foto: Júnior Panela/UFC Informa)

Estamos sempre fazendo pesquisas sobre a história da UFC, mas como elas, muitas vezes, têm caráter instrumental, as informações coletadas acabam ficando apenas dentro do setor [...].  Desse modo, durante a gestão da servidora Gerda Holanda (2019 - 2023) resolveu-se criar uma plataforma para que essas pesquisas pudessem vir a público”, explica Rafael de Farias, historiador do Memorial.

Além disso, o projeto visa estabelecer as bases para a construção de uma história das administrações superiores da UFC, destacando os reitores, as ações propostas, discutidas e realizadas pelas unidades administrativas ligadas à Reitoria e os debates da comunidade universitária que impactaram e provocaram essas ações.

Com uma linha do tempo apresentando as gestões anteriores, a plataforma reúne as principais informações sobre os reitores: nome completo, área de formação, período de reitorado, vice-reitores da gestão e uma breve biografia acadêmica. “No momento inicial, se disponibilizará os resultados de uma pesquisa sobre a história da administração superior. Em breve, deverão sair resultados sobre o Campus da UFC em Russas e sua criação”, evidencia Rafael.

O site pretende, ainda, evidenciar quais pesquisas o Memorial tem realizado sobre a administração superior e quais trabalhos acadêmicos e memorialísticos estão disponíveis sobre os reitorados.

Espera-se que os conteúdos da nova plataforma ultrapassem os campos da Universidade, como pontua o historiador. “A história da UFC é uma parte significativa da história do Ceará, não só como instituição de ensino superior, mas como agente do desenvolvimento social, cultural e econômico. Desse modo, a plataforma, ao contar aspectos dessa história, colabora para o conhecimento da história da sociedade à qual a UFC serve.”