Vice-reitora integra missão oficial a Israel; parcerias em inovação e visitas institucionais serão foco

A vice-reitora e atual diretora do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará, Profª Diana Azevedo, cumpre missão internacional, de hoje (1º) a 10 de setembro, em Israel. Como representante da UFC, ela integra a comitiva cearense que viaja ao Oriente Médio para prospecção de parcerias e visitas a instituições de referência daquele país. A missão é coordenada pelo ex-deputado estadual Carlos Matos, idealizador do projeto Água Innovation, ex-secretário de Agricultura do Ceará e CEO da Trainer DG.

Na agenda da vice-reitora no exterior, está prevista uma visita técnica à Universidade Ben-Gurion (BGU, na sigla em inglês), localizada em Bersebá, no Deserto de Neguev, região ao sul do território israelense com características geoclimáticas semelhantes às do semiárido nordestino. Nessa oportunidade, será reafirmada a intenção da UFC em manter e ampliar os vínculos com a BGU, com o intuito de promover futuras edições do “Innovation Challenge”, desafio de inovação voltado ao desenvolvimento de soluções de baixa tecnologia para problemas socioambientais da atualidade.

Imagem: Mulher com cabelos grisalhos fala em púlpito

Com a presença de empresários, parlamentares e autoridades públicas do Estado do Ceará, a missão pretende expandir o intercâmbio Brasil-Israel nos âmbitos científico, tecnológico, econômico e cultural. Dessa forma, possibilita-se que as soluções apresentadas nos desafios de inovação e em pesquisas conjuntas de ambas as instituições sejam transformadas em negócios, além de outras iniciativas do modelo da tríplice hélice de inovação, com a academia, o governo e o setor privado.

Entre as pautas estratégicas a serem abordadas na viagem, estarão contempladas a indústria, a agricultura, a pecuária, a inteligência artificial, a logística, a transformação digital e a biotecnologia.

Segundo a Profª Diana Azevedo, há uma longa história de contatos com Israel, e será uma oportunidade de a comitiva estar presente em um dos principais berços da civilização ocidental. “Iremos conhecer as melhores práticas, tanto de empresas dentro do ecossistema de inovação de Israel, como das chamadas autoridades de pesquisa e desenvolvimento, que [no Brasil] correspondem aos nossos ministérios. Do ponto de vista da UFC, é uma reafirmação das relações com universidades israelenses, no sentido de promover a inovação e novos negócios em cima de temas de interesse comum do Ceará e de Israel”, resumiu a vice-reitora.

Fonte: Vice-Reitoria da UFC – telefone: (85) 3366 7318 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.