Encontros Universitários 2023 inclui o pitch como mais uma forma de apresentação de trabalhos

A edição 2023 dos Encontros Universitários (EU), maior evento acadêmico, artístico e cultural da Universidade Federal do Ceará, retorna ao formato presencial e inova com a introdução do pitch como mais uma modalidade de apresentação dos trabalhos. Trata-se de uma comunicação oral mais rápida, com duração de 3 a 5 minutos.

Ao pitch somam-se, como tipos de apresentação de trabalhos, a comunicação oral convencional (com duração de até 15 minutos, mais 5 minutos para arguição); e o pôster, modalidades que já eram utilizadas em edições anteriores.

Imagem: Os Encontros Universitários são considerados o maior evento acadêmico, artístico e cultural da UFC (Imagem: Divulgação)

Os EU 2023 ocorrerão de 8 a 10 de novembro, presencialmente, na maioria dos campi da UFC e as inscrições para submissão dos trabalhos acadêmicos nos campi de Fortaleza, Russas, Sobral e Crateús seguem até 15 de setembro.

O Campus de Quixadá conta com calendário específico. Já o Campus de Itapajé, por ainda se encontrar em processo de implementação, terá atividades presenciais mas ainda não possui EU próprio, e os estudantes interessados em participar devem se inscrever nos editais de Fortaleza.

O interessado, no momento da inscrição, deve ler cuidadosamente o edital do encontro do qual vai participar para escolher o formato adequado para apresentar sua produção. Os editais, bem como formulários de inscrições, podem ser acessados no site dos EU 2023

Saiba mais sobre os tipos de apresentação de trabalhos:

PITCH – Num tempo estimado de 3 a 5 minutos, o apresentador deve fazer um breve relato do problema investigado, a metodologia, os resultados e as principais conclusões e impactos, em uma linguagem acessível. Com a introdução dessa modalidade de apresentação, a comissão organizadora dos EU 2023 objetiva “promover a divulgação dos trabalhos realizados por meio da capacidade de síntese e da comunicação eficiente dos apresentadores, de modo que suas ideias sejam transmitidas de forma clara e objetiva para o público presente.“

COMUNICAÇÃO ORAL – É um tipo de apresentação na qual os autores expõem seu trabalho destacando o problema que o motivou, objetivos, metodologia e resultados. A apresentação oral está aberta ao público, e o autor tem 10 minutos para apresentação de seu trabalho, com tolerância de mais 5 minutos. Em seguida, os avaliadores da sessão terão até 5 minutos para perguntas.

PÔSTER – Nesta modalidade, o autor apresenta seu trabalho – seja uma ação prática ou de pesquisa – utilizando gráficos, imagens e texto em um formato de cartaz. O espaço disponível é de 90cm (largura) x 120cm (altura). O pôster pode ser feito a partir de folhas separadas ou ser impresso em gráficas especiais em uma única folha.

Mais detalhes sobre apresentação de trabalhos podem ser obtidos no site dos EU 2023.

Fonte: Comissão Organizadora dos Encontros Universitários – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.