Excelência: Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária em Crateús conquista nota máxima do MEC

O Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, do Campus da UFC em Crateús, acaba de confirmar a excelência ao conquistar a nota máxima (5) no Conceito de Curso (CC) do Ministério da Educação (MEC). A avaliação ocorreu na semana passada, em formato remoto.

Entusiasmada com o resultado da avaliação, a coordenadora do bacharelado, Profª Janine Mesquita, destaca a reformulação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), que passou a incorporar as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) de 2019 e as atividades extensionistas em seu currículo básico, como umas das mudanças que contribuíram para melhoria da nota, que passou de 4 para 5.

Imagem: estudantes do campus de Crateús posam em frente à fachada da unidade

“A organização documental e a observação do instrumento de avaliação, evidenciando que o curso oferta um ensino para a formação de profissionais qualificados, somaram para explicitar que o Campus de Crateús, em especial o Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, não tem medido esforços para cumprir o seu objetivo perante a sociedade”, acrescenta a coordenadora.

Realizada totalmente de forma virtual, a avaliação contou com reuniões, análise de documentos e um tour pelos principais espaços do curso. De acordo com a Profª Janine Mesquita, o MEC analisou três principais aspectos: organização didático-pedagógica, que avalia a organização e gestão do curso e da Universidade; corpo docente, em que são avaliadas titulações e produção docente; e infraestrutura, em que são abordados aspectos como acessibilidade, laboratórios e outros espaços do campus.

A avaliação, na opinião dela, é um instrumento “extremamente importante” para diagnosticar os pontos positivos e os que precisam ser melhorados no curso. “A gente praticamente obteve [nota] 5 em todos os pontos avaliados. [Os avaliadores] ressaltaram alguns aspectos que precisam ser melhorados. A infraestrutura, em relação à construção de laboratórios, é um deles. Mas até isso já vai ser solucionado porque está vindo um recurso aprovado pelo MEC”, comenta, lembrando dos R$ 11,2 milhões provenientes do Ministério para a construção de laboratórios e outros equipamentos no Campus da UFC em Crateús.

“O Campus da UFC em Crateús tem dado um grande exemplo de resiliência e força, mesmo diante dos inúmeros desafios que caracterizam a interiorização da educação federal superior no País. Porém, a nota 5 apenas reflete a seriedade do nosso trabalho e que estamos no caminho certo, especialmente o Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária”, finaliza.

SAIBA MAIS – Criado em julho de 2014, o bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária do Campus da UFC em Crateús forma profissionais para atuar na elaboração de projetos, instalação e coordenação de empreendimentos capazes de desenvolver ações de preservação, controle e recuperação dos sistemas ambientais. Os egressos do curso também são capazes de trabalhar na administração, gestão, ordenamentos ambientais, monitoramento e mitigação de impactos produzidos pelas diferentes formas de poluição.

Fonte: Profª Janine Mesquita, coordenadora do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Campus da UFC em Crateús – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.