Procurar no portal

Segundo ano do Campus de Itapajé culmina com inauguração de Restaurante Universitário

Há dois anos, em setembro de 2021, era dada a largada nas atividades da mais recente unidade acadêmica da Universidade Federal do Ceará. Na última sexta-feira (1º), o Campus da UFC em Itapajé – Jardins de Anita, localizado a 130 quilômetros de Fortaleza, finalizou a programação comemorativa de seu segundo aniversário, iniciada na segunda-feira (28). A culminância da semana foi a aguardada inauguração do Restaurante Universitário (RU), anexo ao teatro do Campus, ocorrida no último dia. Uma comitiva da administração superior, capitaneada pelo reitor Custódio Almeida e composta por pró-reitores e superintendentes, prestigiou o evento e almoçou no RU na companhia de professores, técnico-administrativos e estudantes.

A programação de encerramento foi aberta com apresentação da Camerata de Cordas da UFC, projeto de extensão vinculado ao Instituto de Cultura e Arte (ICA). Os músicos encantaram o público presente com seu repertório diverso, indo de “Asa branca”, clássico de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, ao tango “Por una cabeza”, de Carlos Gardel, e passando por músicas-temas de animações japonesas. A atração cultural seguinte foi o espetáculo “A saga dos artistas viajantes”, com os artistas populares itapajeenses Cleber Alves, Chagas Mateus, Roberto Sorriso e Artur Sousa.

Imagem: Em primeiro plano e vestida de preto, aluna segura prato com refeição, em frente à bancada de serviço do Restaurante Universitário do Campus de Itapajé; ao fundo, um funcionário de branco a serve. (Foto: Viktor Braga/ UFC Informa)

Em seguida, ocorreu mesa solene com as seguintes presenças: Prof. Custódio Almeida, reitor da UFC; Prof. Márcio Veras, diretor do Campus de Itapajé; Danilo Forte, deputado federal; Haroldo Mota, presidente da Câmara de Vereadores do município; Edim Rocha, vice-prefeito (representando a prefeita Gorete Caetano), e Prof. Bruno Rocha, pró-reitor de Assistência Estudantil da UFC. A vice-reitora Diana Azevedo, que esteve na abertura da semana comemorativa, não conseguiu comparecer ao encerramento por estar cumprindo missão interinstitucional em Israel.

O presidente da Câmara Municipal de Itapajé atestou com olhar local que a cidade era uma antes da vinda da UFC e é outra hoje, depois da instalação. “Este campus vem referendando Itapajé como uma referência na educação de toda a região. Foram dois anos de muito progresso”, sintetizou, reforçando que a proximidade entre a gestão municipal e a do campus segue se fortalecendo. “Nossa felicidade é ter um diretor no campus que é aberto, gosta da cultura local e se envolve, que é o Prof. Márcio Veras. Saber que ele será novamente gestor pelos próximos quatro anos é uma felicidade tremenda”, disse Haroldo Mota.

Veja mais imagens da inauguração no Flickr da UFC

Márcio Veras definiu o trabalho que vem sendo realizado desde 2021 pela unidade como uma “atuação condizente com o conceito de serviço público de qualidade”. Segundo ele, os dois anos de resultados benéficos se devem ao fato de a Universidade “ter dado as mãos ao município”. Ele relembrou a visão de futuro de José Maria Melo, doador do terreno que hoje abriga o Campus Jardins de Anita, batizado em memória da esposa do empresário. “Ele já sabia que a melhor e mais eficaz forma de deixar um legado a seu povo e transformar todo o tecido econômico, social e cultural de uma região era pela educação”, relatou. O irmão de José Maria, Luiz Carlos, esteve na solenidade representando a família, e presenteou o reitor com um livro sobre a história regional.

Foram apresentados pelo diretor os números atualizados do Campus, que conta com três cursos de graduação (Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência de Dados e Segurança da Informação), 157 alunos, 14 professores e nove servidores técnico-administrativos. “Somos ainda muito jovens, porém nosso esforço e legado já podem ser sentidos na região e em outros espaços dentro da própria Universidade. Se levarmos em consideração a qualidade do ensino superior reconhecidamente ofertado pela UFC, logo percebemos o tamanho do impacto da abertura do Campus Jardins de Anita. Acredito que nosso futuro será brilhante e próspero”, vislumbrou o gestor, reconduzido para segundo mandato.

Imagem: No Auditório do Campus de Itapajé, o reitor Custódio Almeida (de branco, no púlpito, à direita) discursa; à sua esquerda, estão as autoridades da mesa solene; em primeiro plano, de costas e ocupando as cadeiras do auditório, o público presente ao evento. (Foto: Viktor Braga/ UFC Informa)

Custódio Almeida se disse emocionado por ter visitado Itapajé várias vezes, no exercício de diferentes funções na administração superior, e ser a primeira vez que não encontra as instalações dos Jardins de Anita vazias. Ele explica que escolheu o pró-reitor Bruno Rocha, nome atualmente à frente da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAE), para compor a mesa por ser ele o elo com o corpo discente. “Hoje, o Campus tem alma, tem futuro, e o futuro são vocês, estudantes. Vamos hoje inaugurar um restaurante que é provisório, mas extremamente valioso. Nenhum campus nasce do zero e muito menos pronto”, sublinhou, recomendando ainda que os alunos não percam de vista o objetivo da Universidade como lugar para ser feliz e buscar a emancipação.

O reitor fez agradecimento à família Melo, “sem cuja generosidade a UFC não colocaria sequer uma pedra no terreno”, adjetivado por ele como “abençoado com montanhas ao redor e uma beleza única, especialmente na quadra chuvosa”. “Participei da concepção daqui desde o início e já sei que vem coisa muito boa. O Presidente Lula acaba de anunciar o novo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), com recursos para a educação e para interiorização. Nossa meta é chegar aos oito cursos para considerar a unidade acadêmica consolidada”, frisou.

CARDÁPIO ESPECIAL DE INAUGURAÇÃO – Após a programação no auditório, todos seguiram rumo ao teatro para a inauguração do RU, que funcionará provisoriamente anexo, até que sejam construídas instalações definitivas nos moldes dos demais campi. A placa foi descerrada pelo reitor, ladeado por pró-reitores, diretores do Campus, docentes, servidores técnico-administrativos, autoridades políticas da Região e pelos estudantes Cauã Brandão e Marília Oliveira, representando o corpo discente, grande beneficiário do equipamento.

De acordo com a nutricionista do RU de Itapajé, Lara Lima, foi servido um cardápio especial para a ocasião, já feito pela empresa licitada para operar o restaurante. A data de abertura do serviço para o público será dia 11 de setembro, segunda-feira, desta vez com o cardápio definido pela PRAE e supervisionado pela equipe de nutrição do Campus. Os valores e vias de aquisição de créditos serão os mesmos já praticados nos demais RUs da UFC.

Nascido em Itapajé, o deputado federal Danilo Forte voltou às próprias origens, observando o desabrochar da presença da UFC no Vale do Curu e a alegria dos estudantes pela instalação do restaurante. Ele conta que um dos maiores motivos de orgulho de sua mãe era ter sido capaz de abrigar, na casa de sua família no Parque Araxá, em Fortaleza, 17 pessoas vindas de Itapajé e Irauçuba ao mesmo tempo, todos em busca de estudos e oportunidades.

Imagem: Em semicírculo, autoridades acadêmicas, políticas e estudantes descerram juntos a placa de inauguração no espaço que abrigará o Restaurante Universitário do Campus de Itapajé. (Foto: Viktor Braga/UFC Informa)

“Era uma festa todo dia dentro de casa. Vendo isso aqui ao redor, essa lembrança vem à minha mente o tempo todo. Chegar aqui e ver esse espaço que José Maria Melo deixou para nós, lega-nos um desafio de usar muito bem este lugar, colocá-lo a serviço dessa juventude que não vai mais precisar deixar sua terra. Hoje estamos vivendo uma outra realidade”, resumiu. Além do parlamentar, compareceram à inauguração os prefeitos Bosco Tabosa, de Pentecoste, e Aldir Chaves (Branco do Angelim), de Uruburetama.

João Davi Oliveira, estudante de Ciência de Dados, é também natural de Itapajé e, junto com os demais colegas, poderá usufruir do RU a partir da próxima semana. Para ele, o sentimento é de satisfação, não só pela política de assistência, mas pelo conjunto das ações do Campus. “Desde a implantação tivemos contato com professores e profissionais maravilhosos que abriram muito nossos horizontes. Sempre me interessei por tecnologia, mas foi com a entrada na Universidade que tive a oportunidade de estudar e trabalhar mais profundamente com isso”, afirmou. Perguntado sobre a expectativa para os próximos aniversários do Campus, ele antecipa: “A UFC estar aqui abriu muitas portas. Imagino um futuro grandioso para todo mundo”.

Fonte: Campus da UFC em Itapajé – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300