Mudança de nome: Auditório da Reitoria completa cinco anos sob a denominação de Prof. Antônio Martins Filho

Espaço para importantes eventos na Universidade Federal do Ceará, como as solenidades de entrega do título de Doutor Honoris Causa, o auditório da Reitoria há cinco anos é oficialmente denominado “Auditório Prof. Antônio Martins Filho”, em homenagem ao reitor fundador da UFC que esteve à frente da Instituição de 1955 a 1967 e faleceu em 2002, aos 97 anos de idade. A mudança ocorreu na gestão do reitor Henry Campos (2015 a 2019), conforme a Resolução nº 46/CONSUNI, de 26 de julho de 2018.

Na gestão do reitor René Barreira (2003 a 2006), bem antes da medida ter sido oficializada pelo Conselho Universitário (CONSUNI), órgão deliberativo máximo da Universidade, o local já era mencionado em convites e notícias da UFC como “auditório da Reitoria”, sem referência ao antigo homenageado, Humberto de Alencar Castelo Branco (1897-1967), primeiro governante da Ditadura Militar no Brasil.

Imagem: O Auditório Professor Martins Filho, sediado na reitoria, recebe importantes eventos na UFC (foto: Ribamar Neto/UFC)

Com a capacidade de 154 lugares, o “Auditório Professor Martins Filho” é gerenciado pelo Cerimonial da UFC, que fica responsável pela manutenção do espaço e pelo recebimento das demandas para eventos. Os pedidos devem ser encaminhados para análise e possível agendamento para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A chefe do Cerimonial, Cláudia Lordão, informa que o espaço conta com equipamentos de som e projetor, sendo possível a transmissão on-line a partir do auditório, a depender de condições previamente acertadas com a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFC ou com suporte de empresa contratada pelos realizadores do evento.

Rafael Vieira, historiador do Memorial da UFC, explica que o auditório era oficialmente chamado de "Presidente Castelo Branco" já na gestão de Antônio Martins Filho. “A primeira menção nos Boletins da UFC é de 29 de junho de 1966 (em informe sobre a entrega do título de professor emérito a Saraiva Leão e Dolor Uchoa Barreira). Antes disso, o auditório, inaugurado em 1965, era mencionado apenas como Auditório da Reitoria”, diz ele.

Imagem: A Concha Acústica da reitoria também recebeu o nome de Antonio Martins Filho, em homenagem ao reitor fundador da UFC (Foto: Viktor Braga/UFC)

CONCHA ACÚSTICA – Outro espaço para realização de solenidades na Reitoria é a Concha Acústica. Muitos não sabem, mas o local oficialmente é denominado “Auditório Martins Filho”. Neste caso, a homenagem ao reitor fundador da UFC ocorreu desde a inauguração da Concha, em 1959, no Governo Juscelino Kubitschek. O então Ministro da Educação era Clóvis Salgado Gama, como consta na placa ali fixada.

Na placa estão ainda os nomes dos arquitetos Ruth e Fábio Kok de Sá Moreira; engenheiro Aderson Moreira da Rocha (responsável pelo cálculo estrutural) e do engenheiro Fernando Alcântara Mota, professor aposentado do Curso de Engenharia Civil do Centro de Tecnologia, fundador e primeiro diretor do antigo Departamento de Obras da UFC.

A Concha Acústica agora é um equipamento cultural da Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT), de acordo com a Resolução n° 35/CONSUNI de 2023. Pedidos de reservas para eventos no espaço devem ser encaminhadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fontes: Cerimonial da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Memorial da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Pró-Reitoria de Cultura da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Coordenadoria de Comunicação e Marketing da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.