Agência UFC: Estudo avalia elementos tóxicos em solo de bacia hidrográfica na Bahia e estabelece padrão para outras regiões

Um estudo desenvolvido em parceria entre a Universidade Federal do Ceará, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) pode ajudar na formação de políticas públicas e na tomada de decisões visando à proteção de ecossistemas hidrográficos e do solo, sobretudo no Nordeste. O objetivo foi avaliar a presença de elementos potencialmente tóxicos em determinada amostra de solo, de modo a gerar valores que pudessem servir de referência para políticas ambientais.

Imagem: A pesquisa foi realizada no rio Verruga, na Bahia (Foto: Kaíque Mesquita Cardoso)

Foi escolhida para avaliação a bacia hidrográfica do rio Verruga, na Bahia, de onde foram colhidas amostras de solos com mínima ou nenhuma intervenção humana, justamente com o intuito de estabelecer o que seria uma espécie de “padrão” para aquele ambiente: os chamados valores orientadores de qualidade do solo (ou valores de referência de qualidade – VRQs, na sigla em inglês).

Entender como se dá a distribuição dos elementos potencialmente tóxicos no solo é importante para o ecossistema da região como um todo, já que os poluentes podem ser transferidos para plantas e para águas subsuperficiais por conta dos processos naturais hidrológicos e de erosão, o que pode acabar por afetar a segurança alimentar de populações dependentes daquela região. Daí a necessidade que muitos países veem de estabelecer seus próprios VRQs.

O trabalho é resultado da tese de doutorado do pesquisador Kaíque Mesquita Cardoso, do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (Fitotecnia) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, orientado pelo Prof. Cácio Luiz Boechat e coorientado pelo Prof. Clístenes Williams Araújo (da Universidade Federal Rural de Pernambuco), com quem a UFC mantém parceria de trabalho.

Os detalhes sobre o estudo estão disponíveis em matéria publicada na Agência UFC, canal de divulgação científica da Universidade.

Fonte: Profª Maria Eugenia Ortiz Escobar, do Departamento de Ciências do Solo da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.