Trabalho do PPGO vence premiação em evento nacional de pesquisa e divulgação científica

Uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO) da Universidade Federal do Ceará conquistou o primeiro lugar no Prêmio Oral Science de Divulgação Científica, ocorrido durante a 40ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPQO), realizada de 2 a 5 de setembro em Campinas (SP).

Intitulado Efeitos da administração sistêmica do kombucha fermentado em chá verde na periodontite experimental em ratos, o trabalho foi desenvolvido no Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da UFC e resultou na dissertação de mestrado do estudante Everton Cavalcante, atualmente aluno de doutorado no PPGO. Também contribuíram com a pesquisa os estudantes Mayara Beserra (representante da equipe no evento) e Marco Gabriel Leitão, ambos do Mestrado em Odontologia, e os professores Beatriz Neves, Lidiany Rodrigues e Delane Gondim (orientadora da pesquisa). Em breve, os resultados da pesquisa serão divulgados em um periódico científico.

Imagem: Da direita para a esquerda: Mayara Beserra, Delane Gondim e Everton Cavalcante e ; eles estão em um laboratório, trajando uniformes brancos, posando sorridentes para a foto (Foto: Divulgação/PPGO)

A PESQUISA – Conforme explica a Profª Delane Gondim, a periodontite é uma doença inflamatória que compromete os tecidos de sustentação do dente, causando inflamação e perda dentária. Diversos tratamentos vêm sendo estimulados com vistas ao controle dessa doença, entre os quais se destaca a ingestão de probióticos. Porém, diz a docente, ainda não havia na literatura especializada sobre o tema trabalhos abordando o kombucha – bebida fermentada feita a partir de chás que contém leveduras e bactérias capazes de melhorar o funcionamento do intestino.

“Resolvemos testar essa bebida nos ratos. Tratamos os animais com kombucha fermentada em chá verde, para ver se esse probiótico poderia ter um efeito anti-inflamatório e reduzir a perda óssea do dente. Os ratos receberam a bebida por um período de 39 dias. Constatamos que o kombucha teve efeito na redução da perda óssea e reduziu os parâmetros inflamatórios, sem causar nenhum dano a órgãos como fígado e rins, além de aumentar a expressão de células responsáveis pelo muco que protege o intestino, evitando a invasão de bactérias nocivas”, descreve Delane.

O estudante Everton Cavalcante diz que a pesquisa faz parte de uma busca por novas terapêuticas naturais, que visam livrar o paciente dos efeitos colaterais de antibióticos (hoje utilizados nos casos mais severos de periodontite) e que possibilitem ao indivíduo reduzir as consequências dessa condição.

A estudante Mayara Beserra reforça que há "resultados bem promissores que sugerem que o kombucha pode ser uma terapia adjuvante bem eficaz no tratamento periodontal, podendo ser indicado como uma terapia auxiliar à clínica odontológica”.

SUPERAÇÃO – A Profª Delane Gondim salienta ainda a importância do reconhecimento frente os percalços enfrentados para se produzir ciência. “É você superar todas as barreiras que são impostas e, mesmo assim, conseguir entregar um trabalho de qualidade. Com financiamento, temos condições de sonhar mais alto, porque sabemos que estamos no caminho para, em um futuro próximo, dar um retorno para as pessoas e para o Sistema Único de Saúde, com um produto barato para resolver um problema que acomete grande parte da população. Muitas vezes nos sentimos desestimulados, mas, quando nosso trabalho repercute de maneira tão gratificante, dá aquele ânimo para seguirmos em frente”, comemora.

Everton Cavalcante acrescenta: “Saber que o trabalho do qual tive a oportunidade de participar ativamente desde a concepção – passando por etapas como execução e análise dos dados – recebeu importante honraria no maior evento de pesquisa odontológica da América Latina é extremamente recompensante, ainda mais numa categoria de divulgação científica que visa facilitar o modo como resultados científicos são compreendidos pela sociedade. Isso nos mostra que estamos no caminho certo e nos motiva a continuar buscando uma odontologia baseada em evidências”.

Fonte: Profª Delane Gondim, do Programa de Pós-Graduação em Odontologia – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.