Pós-Graduação em Medicina Translacional inscreve para os Simpósios em Arqueologia

O Programa de Pós-Graduação em Medicina Translacional, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, está com inscrições abertas para os Simpósios em Arqueologia, voltados para estudantes de graduação e pós-graduação com interesse na área de bioarqueologia translacional. O evento acontecerá de 25 de setembro a 6 de outubro, sempre das 16h às 19h, no auditório do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da UFC (rua Coronel Nunes de Melo, 1000, Rodolfo Teófilo, Fortaleza).

Imagem: pátio do NPDM

A bioarqueologia translacional tem o objetivo de pesquisar, no genoma dos ancestrais humanos, respostas para doenças genéticas que acometem as populações atuais, estabelecendo marcadores na busca de tratamentos eficazes para essas doenças. Seguindo esse conceito, os simpósios visam esclarecer conceitos básicos e metodologias da arqueologia para estudantes de graduação e pós-graduação, oferecendo-lhes o conhecimento necessário para que possam estudar essa ciência, sob a orientação de conceituados arqueólogos.

A programação do evento traz palestras de temas como “Necrópoles pré-coloniais”; “Origem e idade de doenças genéticas no interior do Nordeste”; “Estudos morfotécnicos de arte rupestre e datação de materiais orgânicos de pigmentos antigos; Estudo bioarqueológico de remanescentes ósseos pré-coloniais; e Arqueologia de ambientes aquáticos.

Estão disponíveis 200 vagas, com direito a certificado de participação (30 horas-aula) aos que obtiverem frequência a partir de 70%. As inscrições podem ser realizadas por meio de formulário on-line.

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Medicina Translacional da UFC – fone: (85) 3366 8346