Repositório Institucional da UFC é atualizado e já está disponível para acesso do público

O Repositório Institucional (RI) da Universidade Federal do Ceará está novamente disponível para o público desde o último dia 4. A plataforma passou por um processo de migração do conteúdo com o objetivo de permitir a atualização para a versão 6.3 do software livre DSpace. O trabalho foi realizado no período de 28 de agosto a 1º de setembro numa parceria entre o Sistema de Bibliotecas e a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), ambos da UFC.

No Repositório Institucional da UFC estão disponibilizados trabalhos de conclusão de curso (TCC), dissertações, teses, livros, capítulos de livros, artigos, relatórios, resumos, folhetos, catálogos, guias, entre outras produções. Todos foram transferidos para a nova versão, sem exceção. O acesso de usuários ao Repositório é livre, não precisa fazer cadastro para consultar, ler e fazer download dos documentos disponíveis em acesso aberto.

Imagem: tela de computador

A atualização possibilitou várias melhorias no sistema que tornam mais fácil a navegação do usuário tanto em computadores quanto em dispositivos móveis. Outros avanços realizados incluem o aperfeiçoamento no formulário a ser preenchido pelos autores que vão depositar trabalhos no Repositório, a correção de inconsistências técnicas, a criação de campos para novos metadados e a implementação do recurso de embargo.

O recurso do embargo é uma funcionalidade que permite, por exemplo, que uma tese cujo resultado esteja passando por um processo de patenteamento seja incluída no Repositório, porém estabelecendo, no ato do depósito, a data em que o documento estará em acesso aberto (para livre acesso), como explica o diretor da Biblioteca Universitária, Felipe Ferreira.

“É importante destacar que o embargo só pode ser solicitado mediante justificativa, conforme indicado no termo de disponibilização de documentos digitais, que está na página do repositório. A solicitação de prorrogação do embargo também deve ser justificada”, informa Nirlange Queiroz, da Divisão de Tecnologia da Informação da Biblioteca Universitária.

Ela ressalta que o RI é um recurso fundamental em processos de avaliação acadêmica. Através da plataforma, docentes, estudantes de graduação e de pós-graduação e servidores técnico-administrativos vinculados à UFC podem e devem disponibilizar seus trabalhos acadêmicos, estudos e pesquisas, promovendo, assim, o acesso aberto e público a essas produções, bem como o aumento da visibilidade, acessibilidade e difusão do que é produzido na Universidade.

A relevância do Repositório da UFC se reforça ano após ano pelo destaque alcançado pelo Repositório em rankings como o Web of Repositories. Nele, o RI ocupa o primeiro lugar entre os repositórios institucionais da região Nordeste.

SAIBA MAIS – Quem pretende depositar no Repositório deve atentar para a obrigatoriedade de os documentos estarem no formato PDF-A, o que favorece a preservação dos documentos digitais e a utilização de recursos de acessibilidade.

Para mais informações, a pessoa interessada deve acessar o tutorial disponível na página do repositório e consultar a parte que fala sobre como converter e como verificar se o documento está no referido formato.

Sugestões e dúvidas sobre o Repositório devem ser enviadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Nirlange Queiroz, da Divisão de Tecnologia da Informação da BU – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.