Prof. Romeu Duarte toma posse como sócio efetivo eleito no Instituto do Ceará

O Prof. Romeu Duarte, do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Design da Universidade Federal do Ceará, tomará posse como sócio efetivo eleito no Instituto do Ceará (Histórico, Antropológico e Geográfico). Com cerimônia marcada na sede da instituição no dia 21 de setembro, o professor passa a integrar o grupo de sócios que são eleitos pela maioria absoluta dos demais, mediante o preenchimento de requisitos, passando a fazer parte do quadro principal de membros do instituto. A vaga preenchida foi a do Prof. José Liberal de Castro.

Imagem: O Prof. Romeu Duarte atua como docente na UFC desde 1991 (Foto: Ribamar Neto/UFC)

O professor graduou-se em Arquitetura e Urbanismo na UFC entre 1981 e 1985, fez o mestrado na Universidade de São Paulo (USP), onde realizou a pesquisa “Novas abordagens do tombamento federal de sítios históricos – política, gestão e transformação: a experiência cearense”, e se tornou doutor, também na USP, quando foi bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) apresentando a pesquisa “Sítios históricos brasileiros: monumento, documento, empreendimento e instrumento – o caso de Sobral-CE”.

O instituto é declarado como de utilidade pública por lei municipal, estadual e por decreto federal, denominação que marca as instituições que possuem registro viabilizado pelo poder público, concedido a entidades, fundações e associações civis como forma de reconhecê-las como sem fins lucrativos e prestadoras de serviços à sociedade.

Sediado no Palacete Jeremias Arruda, na rua Barão do Rio Branco, no centro de Fortaleza, o Instituto do Ceará é a mais antiga instituição cultural do Estado, criado em 1887, e uma das mais antigas do Brasil. O Palacete Jeremias Arruda teve seu tombamento definitivo como patrimônio cultural do Ceará em 2019.

O Instituto do Ceará é aberto ao público e oferece visitas orientadas mediante agendamento. Sua sede conta com três auditórios, biblioteca, hemeroteca, setor de audiovisual, laboratório de restauro e conservação, além de um museu.

Fonte: Prof. Romeu Duarte, do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Design – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.