Estudantes da UFC em Fortaleza e Quixadá são finalistas de competição nacional de programação

As equipes TreeRangers e Be as Stupid as Possible in Implementation – dos campi de Quixadá e Fortaleza da Universidade Federal do Ceará, respectivamente – foram classificadas para a final nacional da XXVIII Maratona de Programação, evento da Sociedade Brasileira de Computação que existe desde 1996 e se destina a estudantes de graduação e início de pós-graduação na área de computação e afins.

O grupo de Quixadá é composto pelos estudantes de Engenharia de Software Daniel Vitor Pereira, Felipe Rodrigues Freitag e Gustavo Henrique Freitas. Já a equipe de Fortaleza é formada pelos discentes Gabriel Candeia e Paulo Roberto, do Curso de Ciência da Computação, e Rafael Capelo Domingues, do Curso de Engenharia de Computação.

Imagem: A Maratona de Programação é uma importante competição na área de computação, promovida pela SBC (Foto: divulgação)

No último dia 2 de setembro, a primeira fase da competição contou com a participação de 727 equipes brasileiras distribuídas por 44 sedes em todo o País. No total, 11 equipes da UFC participaram, distribuídas da seguinte maneira: 6 equipes do Campus de Quixadá, 3 de Fortaleza e 2 do Campus de Crateús.

A equipe Be as Stupid as Possible in Implementation ficou em primeiro lugar da sede Fortaleza, resolvendo 10 problemas e terminando em 9° lugar no geral. Enquanto isso, a TreeRangers alcançou o primeiro lugar na sede Quixadá, com 8 problemas resolvidos e 26° lugar na classificação geral.

Imagem: Integrantes da equipe "Be as Stupid as Possible in Implementation", da UFC em Fortaleza (Foto: divulgação)

O diretor que organiza a primeira fase da competição em Fortaleza, Prof. Nicolas Araújo Moreira, pontua que a importância de ter a Universidade em eventos como esse é essencial “ao desenvolvimento nas áreas de linguagem de programação, algoritmos e estruturas de dados; ao aprimoramento de habilidades, como trabalho sob pressão e em equipe; à projeção dos alunos no mercado de trabalho e à consolidação dos cursos de tecnologia da UFC no mercado de trabalho”.

O Prof. Wladimir Tavares, que coordena a participação do Campus de Quixadá na Maratona, também destacou a relevância da competição. “A Maratona se destaca como uma plataforma fundamental para o desenvolvimento de talentos, tanto na indústria de software quanto na área acadêmica. Temos inúmeros exemplos de ex-participantes que alcançaram notável sucesso em suas trajetórias", evidenciou.

Imagem: Integrantes da equipe "TreeRangers", de Quixadá (Foto: divulgação)

O momento inicial da competição serviu como seleção para as 65 melhores equipes que avançaram para a final, que será realizada na cidade de Chapecó, em Santa Catarina, nos dias 19 a 21 de outubro. As vagas são distribuídas entre as sedes com base no desempenho dos grupos participantes.

Durante cinco horas de competição, cada equipe, composta por três alunos, mergulhou na tarefa de classificar problemas com base em sua complexidade e desenvolver um programa que pudesse solucionar esses desafios dentro dos limites de tempo e memória estabelecidos pelos juízes.

INCENTIVO – A UFC apoia vários grupos de estudos voltados para a Maratona de Programação através do Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência (PAIP), que busca reduzir a evasão nos cursos de graduação da UFC através da concessão de bolsas a estudantes em projetos da Universidade.

Na engenharia de software, os grupos são intitulados como Competições Científicas da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e Grupo de Estudo para Maratona de Programação, com a orientação dos professores Danielo Gonçalves Gomes, Rennan Ferreira Dantas e Wladimir Araújo Tavares.

Recentemente, o Curso de Engenharia de Software do Campus da UFC em Quixadá alcançou a excelência no ensino com a conquista do conceito máximo (nota 5) na avaliação do Ministério da Educação (MEC).

Fonte: Prof. Wladimir Araújo Tavares, coordenador da equipe TreeRangers – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.