Museu de Arte da UFC recebe 17ª Primavera dos Museus e 6ª Calourada no MAUC, de 18 a 24/09

A 17ª Primavera dos Museus acontecerá de 18 a 24 de setembro e terá como tema “Memórias e democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”. Realizada todos os anos na semana de início da primavera, a ação objetiva promover os museus brasileiros e intensificar sua relação com a sociedade, sendo também aberta à participação de instituições de memória e centros culturais. A articulação nacional é feita pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

Imagem: Ilustração de divulgação da Calourada no MAUC

Na mesma semana, de 18 a 22, acontecerá a 6ª edição da Calourada no MAUC, com objetivo de acolhimento, recepção e apresentação do equipamento cultural para ingressantes da Universidade Federal do Ceará no semestre 2023.2. O intuito da ação é contribuir para a visibilidade do museu entre os calouros, bem como construir um ambiente acolhedor e criativo para os estudantes que estão chegando à universidade.

PRIMAVERA DOS MUSEUS – A Primavera dos Museus é uma ação anual coordenada pelo IBRAM com duração de uma semana, que visa mobilizar os museus brasileiros a elaborarem programações especiais voltadas para um mesmo tema, o qual é escolhido pelo próprio Instituto Brasileiro de Museus.

Em 2023, o IBRAM convida museus e centros culturais brasileiros a refletir sobre seu papel na promoção da inclusão social e da diversidade, fundamentais à democracia. O tema dessa edição reconhece que a democracia se faz a muitas mãos, inclusive com a participação de agentes ainda invisibilizados ou marginalizados. Além disso, as ações realizadas na Primavera incluem oficinas, mesas redondas e encontros on-line.

CALOURADA NO MAUC – A participação na Calourada é gratuita e aberta também aos alunos veteranos. As atividades irão acontecer presencialmente no MAUC e, em alguns casos, on-line. A programação da Calourada inclui palestras sobre “Educação Bilíngue para Surdos (libras/português)”, treinamento sobre “Introdução à Plataforma Currículo Lattes” e uma roda de conversa sobre “Surdo como pessoa política em Paddy Ladd”.

A programação completa e os formulários de inscrição de ambas as atividades estão disponíveis no site do MAUC.

Fonte: Kathleen Silveira, do Núcleo de Comunicação do Museu de Arte da UFC – e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.