Núcleo de Assessoria Jurídica Comunitária da FADIR promove evento comemorativo de 30 anos

O Núcleo de Assessoria Jurídica Comunitária (NAJUC), projeto de extensão da Faculdade de Direito (FADIR) da Universidade Federal do Ceará, promove evento comemorativo a partir desta quarta-feira (13) em alusão aos seus 30 anos de existência. O NAJUC foi criado em 1992, sendo o projeto de extensão mais antigo da FADIR.

Serão três dias de programação (13, 14 e 15 de setembro), com palestras e apresentação de trabalhos. As atividades ocorrerão no prédio da Faculdade de Direito (R. Meton de Alencar, s/n).

Imagem: Imagem de divulgação dos anos do NAJUC

A palestra de abertura, com tema "A criação do NAJUC: Os cenários do nascimento da Assessoria Popular na UFC", tem início às 19h de hoje. Os palestrantes são: Profª Neiara Bezerra, fundadora do NAJUC; João Alfredo, ex-vereador de Fortaleza e presidente da Comissão de Direito Ambiental da Ordem dos Advogados do Brasil Secção Ceará (OAB/CE); e Renato Roseno, fundador do NAJUC e deputado estadual do Ceará.

Na quinta-feira (14), serão três atividades: "A luta de uma ZEIS contra a especulação imobiliária", realizada por meio de visita à Vila Vicentina; e as palestras "Assessoria Jurídica Popular e a atuação do NAJUC: uma perspectiva do direito" e "As vivências das comunidades: o caminhar entre a assessoria e a luta popular", ambas na Faculdade de Direito.

Já na sexta-feira (15), haverá apresentação dos trabalhos submetidos ao evento e a palestra de encerramento "NAJUC em um Brasil de crises: desafios para a construção da assessoria popular", também na FADIR.

A programação completa, com lista de palestrantes, pode ser vista no site de divulgação do evento.

SOBRE O PROJETO – O NAJUC é o projeto de extensão mais antigo da Faculdade de Direito da UFC, e um dos mais antigos da própria Universidade, e tem como objetivo prestar assistência jurídica gratuita à população carente de Fortaleza. Ao longo de seus 30 anos de atuação, o NAJUC já atendeu milhares de pessoas, oferecendo orientação jurídica, representação judicial e extrajudicial.

Fonte: Núcleo de Assessoria Jurídica Comunitária – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.