Programa Rádio Livre volta à programação diária da Universitária FM a partir de segunda-feira (18)

A partir da próxima segunda-feira (18), o tradicional programa Rádio Livre volta à grade de programação da rádio Universitária FM (107,9 MHz) – equipamento vinculado à Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT) da Universidade Federal do Ceará e à Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). A atração é apresentada pelo jornalista Nonato Lima, professor do Curso de Jornalismo da UFC, e havia sido retirada da emissora em maio de 2022 por decisão da presidência da FCPC, com anuência da Reitoria da UFC na época. O programa será veiculado de segunda a sexta-feira, ao vivo, sempre das 7h30min às 8h. A reestreia contará com a participação do reitor Custódio Almeida.

O Prof. Nonato Lima avalia que o retorno do Rádio Livre à Universitária FM representa “o fim da censura ao programa” e está em consonância com o atual contexto de “retomada da democracia na Universidade e no País”.

Imagem: Professor Nonato Lima no estúdio da rádio Universitária FM, sorrindo próximo a um microfone (Foto: Viktor Braga/UFC)

“A simbologia maior é que vale a pena lutar. Houve uma grande mobilização [contra a retirada do programa] por parte da comunidade universitária, de entidades científicas, de entidades jornalísticas e da sociedade em geral, inclusive de pessoas de outros países. O sentido de democracia e de liberdade de expressão representado pela rádio Universitária e pelo programa, que é livre até no nome, foi importante para essa mobilização”, diz Lima, acrescentando que o programa voltará a ter entrevistas ao vivo.

HISTÓRIA – Ele relembra que o Rádio Livre – classificado também como revista radiofônica – nasceu em meio à efervescência dos movimentos sociais e sindicais dos anos 1990, momento em que o Brasil vivia os primeiros anos de retorno à ordem democrática após o período da ditadura militar (1964-1985). “Desde o início a ideia era abrir espaço para debater o País, na perspectiva das lutas libertárias dos trabalhadores, dos movimentos sociais, das minorias”, cita o professor, que salienta também a dimensão educativa do conteúdo.

Ao longo dos anos, a atração se notabilizou por lançar diferentes olhares sobre pautas que estão na ordem do dia e por abordar assuntos que não costumam ser noticiados pela chamada grande mídia. Além das lutas coletivas, estão entre os temas prioritários aqueles de promoção da cidadania, tais como direito do consumidor, saúde, economia popular, cultura, políticas públicas, problemas urbanos e questões ambientais, entre outros.

RECOMEÇO – “O Rádio Livre, comandado pelo Prof. Nonato, deixou um grande vazio quando parou de ser veiculado: o pensamento livre foi silenciado na Universitária FM; ouvintes cativos naquele horário foram frustrados e sentiram-se órfãos. Foi com imensa alegria que recebi a notícia do retorno do programa no dia 18 de setembro e logo me convidei a participar desse recomeço. Será uma alegria estar junto com o Prof. Nonato anunciando essa ‘volta ao começo’”, afirma o reitor Custódio Almeida.

SAIBA MAIS – Abordando temas de interesse público de forma crítica e bem-humorada, o programa jornalístico Rádio Livre existe há 28 anos, sempre com apresentação do Prof. Nonato Lima. Inicialmente foi veiculado na rádio Metropolitana AM e, logo depois, passou a ser exibido pela rádio Universitária FM. Neste pouco mais de um ano em que esteve fora da grade da Universitária FM, a atração foi exibida de forma gravada em plataformas de streaming de áudio e continuará sendo disponibilizada também nesse formato.

Fonte: Prof. Nonato Lima, apresentador do programa e docente do Curso de Jornalismo – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.