Show e livro marcam aniversário dos programas Todos os Sentidos e Sem Fronteiras

O show poético-musical Sem Fronteiras em Todos os Sentidos vai celebrar, na próxima sexta-feira (22), o aniversário de dois programas da rádio Universitária FM 107,9: o Todos os Sentidos (20 anos) e o Sem Fronteiras: Plural pela Paz (25 anos). Ambos são produzidos e apresentados pelo poeta, músico, radialista e professor da Universidade Federal do Ceará, Henrique Beltrão.

O evento ocorrerá na sede do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato), na avenida da Universidade, 2346, Benfica, em Fortaleza, a partir das 19h30min, com entrada gratuita. Na ocasião, Henrique Beltrão lançará o livro Agora: sempre, que reúne crônicas e contos que tratam, com sensibilidade, temas diversos, como a palavra, a beleza, a dor e a fragilidade humanas.

ft 230918 henriquebeltrao gr

O programa do espetáculo inclui muita música e poesia. Henrique Beltrão vai apresentar composições suas e versões que fez para o francês, além de parcerias dele com os músicos Rogério Franco, Ellis Mário, Marcelo Kaczan e Rodrigo BZ, que estarão também no palco. O cantor, compositor e poeta Pingo de Fortaleza fará participação especial.

Quanto aos poemas, serão dos livros de Henrique, inéditos e selecionados, a serem interpretados pelo Converso, grupo de poesia falada. “Para uma comemoração tão especial como essa, de aniversário dos programas e lançamento do Agora: sempre, nada como reunir os amigos e as artes. Vai ser um show, ou melhor, uma festa poético-musical”, afirma Henrique Beltrão, que convida o público para o espetáculo.

Esse é o primeiro de uma série de shows para comemorar a história dos dois programas radiofônicos e lançar a publicação. Apoiam o evento a ADUFC e a rádio Universitária FM.

Ainda como parte da agenda comemorativa, a Universitária FM está veiculando uma série de programas especiais que celebra a história dos dois programas. Nessas edições festivas de 2023, os programas recebem convidados que, ao longo dos anos, participaram como ouvintes, entrevistados ou ex-bolsistas de extensão e, de alguma forma, fazem parte da história do Todos os Sentidos e do Sem Fronteiras.

Imagem: No evento, Henrique Beltrão lançará o livro "Agora: sempre", que reúne crônicas e contos (Imagem: Divulgação)

SAIBA MAIS – O programa Sem Fronteiras: Plural pela Paz estreou em junho de 1998 e o Todos os Sentidos, em janeiro de 2003. Ambos são projetos de extensão da UFC. Os dois programas são temáticos e poético-musicais, com a entrevista ou a apresentação do tema enfocado pelo locutor entremeadas por poemas, citações e músicas.

O Todos os Sentidos leva ao ar a voz das pessoas com deficiência (PCDs) e enfoca temas relativos à saúde (doenças crônicas, cuidados paliativos) e relacionados ao bem-estar (meditação, ioga, acupuntura).

Já o Sem Fronteiras: Plural pela Paz é pautado na diversidade humana, dando espaço para diferentes línguas, culturas, povos, etnias, religiões, gêneros e idades.

Os dois programas cumprem o papel também de ser espaços de formação no campo radiofônico, das temáticas que enfocam e da abordagem História de Vida em Formação, para bolsistas de extensão de diversos cursos da UFC, como Letras, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Sistemas e Mídias Digitais.

Com informações da Universitária FM 107.9.

Fonte: Henrique Beltrão, poeta, músico, radialista e professor da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.