Professor da UFC é membro fundador da Academia Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório

No último dia 13 de setembro, Wesley Lyeverton Correia Ribeiro, médico-veterinário do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Faculdade de Medicina e professor do Programa de Pós-Graduação em Medicina Translacional da Universidade Federal do Ceará, tomou posse como membro fundador e patrono da cadeira nº 3 da Academia Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório (ABCAL).

A ABCAL, primeira do gênero no mundo, tem como objetivos fundamentais assegurar a preservação da história da pesquisa com animais no Brasil e contribuir para a evolução contínua dessa área do conhecimento, pautada em princípios éticos que garantam o bem-estar dos animais envolvidos em experimentos científicos.

Imagem: Pesquisador Wesley Ribeiro em frente ao banner do 17º Congresso da Sociedade Brasileira de Ciência em Animais de Laboratórios (Foto: Chico Gomes)

Na cerimônia de posse, 24 acadêmicos de diversas instituições do País também assumiram seus assentos na ABCAL. Wesley Ribeiro é o único representante do Nordeste nessa instituição.

Também tomaram posse a primeira presidência da ABCAL (2023-2027), tendo como titular Ekaterina Akimovna Botovchenco Rivera, membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); vice-presidente Luísa Maria Gomes de Macedo Braga, conselheira Nacional de Controle de Experimentação Animal; e o próprio Wesley Ribeiro, no cargo de secretário-geral da Academia.

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Medicina Translacional – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.