Duas pesquisas da UFC dividem primeiro lugar no XXV Congresso Cearense de Ortopedia e Traumatologia

Duas pesquisas do Laboratório de Cirurgia Experimental (LABCEX) da Universidade Federal do Ceará, sob a orientação da Profª Maria Luzete Costa Cavalcante, empataram e conquistaram o primeiro lugar no XXV Congresso Cearense de Ortopedia e Traumatologia (COTECE).

O congresso ocorreu no Centro de Eventos do Ceará, de 14 a 16 de setembro. As apresentações foram feitas por João Pedro Barreto Rocha, aluno do sétimo semestre, e João Antônio Soares de Sousa, aluno do oitavo semestre, ambos da Faculdade de Medicina da UFC.

Imagem: João Pedro Barreto Rocha e João Antônio Soares de Sousa, da FAMED, apresentaram os trabalhos

A primeira pesquisa apresenta um estudo dos mecanorreceptores e terminações nervosas livres do complexo ligamentar lateral do cotovelo com imunofluorescência e microscopia confocal. Os mecanorreceptores são estruturas envolvidas na propriocepção e no sentido tátil, presentes na pele, ligamentos, cápsulas e tendões, com a função de enviar e receber informações sensoriais sobre a posição e o movimento articular ao sistema nervoso central, ativando reflexos de proteção importantes na prevenção de lesões.

O objetivo do trabalho, como descrito pelos autores, é avaliar a morfologia e distribuição dos mecanorreceptores e terminações nervosas livres do complexo ligamentar lateral (CLL) do cotovelo por meio da coloração com imunofluorescência e visualização na microscopia confocal com varredura a laser.

A produção do estudo foi realizada pelos alunos Rafael Patrocínio, Maria Luzete Costa Cavalcante, Sângelo André Ribeiro Abreu, Marcos Rainier de Brito Felipe, Leonardo Miranda Lustosa, João Antônio Soares de Sousa, Antônio Anderson Fonseca de Sousa, Marcus Vinícius Macedo Oliveira e João Pedro Barreto Rocha.

O segundo trabalho exibiu as terminações nervosas livres e os mecanorreceptores em polias anelares de tendões flexores nas mãos. As polias anelares são estruturas fibrocartilaginosas vitais nas mãos, que interagem com os tendões flexores e influenciam na sua dinâmica. A perda dessa integridade por doenças inflamatórias, traumáticas e degenerativas, seguidas de intervenções cirúrgicas, pode afetar tais estruturas cinestésicas gerando danos funcionais e sensoriais na mão.

Os alunos que participaram do desenvolvimento do estudo registraram que a intenção do trabalho é avaliar a morfologia e distribuição dos mecanorreceptores e terminações nervosas livres nas polias flexoras da mão por meio do método de imunofluorescência e visualização na microscopia confocal com varredura a laser, a fim de dar subsídios anatômicos e fisiológicos no aprimoramento das técnicas de tratamento de algumas doenças que acometem as polias e os tendões flexores das mãos.

Com alguns nomes que se repetem entre as duas pesquisas, os alunos responsáveis foram: Sângelo André Ribeiro Abreu, João Antônio Soares de Sousa, Rafael Patrocínio de Paula Costa, Maria Luzete Costa Cavalcante, João Pedro Barreto Rocha, Antônio Anderson Fonseca de Sousa, Marcus Vinícius Macedo Oliveira.

Para conferir o resumo de todos os estudos apresentados no congresso, acesse o Caderno de Resumos COTECE.