Abertas à participação simbólica, colações de grau de 2023.2 já têm data e se estenderão a todos os campi

A Universidade Federal do Ceará realizou, na tarde da sexta-feira (22), a 132ª sessão de seu Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), a primeira ocorrida no âmbito da atual administração. A instância deliberativa reuniu-se presencialmente e votou tanto pautas pontuais quanto de amplo interesse da comunidade acadêmica, com destaque para a alteração do calendário universitário para inclusão das datas das cerimônias de colação de grau presenciais dos períodos letivos 2023.1 e 2023.2.

No caso do semestre 2023.1, estarão colando grau 113 estudantes remanescentes que não participaram da colação virtual via Sistema Eletrônico de Informações (SEI), junto aos 3.292 alunos já graduados que indicaram intenção, por meio de resposta ao formulário da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), de participar simbolicamente da solenidade.

Imagem: Concludentes usando beca na cerimônia de colação de grau, batendo palmas e comemorando

A adesão à colação simbólica em 2023.1 foi encerrada devido à capacidade máxima da Concha Acústica da Reitoria, uma vez que as datas do referido semestre só ocorrerão em Fortaleza. “Há uma demanda reprimida enorme de pessoas ainda pedindo para participar dessas solenidades de outubro, mas já estamos no limite", explicou o pró-reitor de Graduação, Prof. Davi Romero.

Para a programação de encerramento do semestre 2023.2, haverá maior leque de datas disponíveis. Além dos já tradicionais três dias em Fortaleza, a Universidade promoverá futuras cerimônias presenciais nos campi de Crateús, Quixadá, Russas e Sobral, ainda prevendo a adesão de maneira simbólica. “As que ocorrerão em janeiro e fevereiro, vamos verificar as quantidades oficiais de formandos para liberar vagas para os que quiserem participar simbolicamente. Sabemos que é um momento de alegria, que mobiliza muito os estudantes e suas famílias, mas sempre precisamos levar em consideração o conforto e a segurança”, disse o reitor Custódio Almeida, acrescentando que devem ser abertas vagas para a participação retroativa até que a demanda seja zerada. Alunos já graduados devem ficar atentos às comunicações oficiais para manifestar interesse quando a PROGRAD abrir a consulta.

Leia mais: Colações de grau serão realizadas em 4, 5 e 6 de outubro na Concha Acústica; confira a data da sua unidade

DATAS PREVISTAS – As datas a serem acrescidas ao calendário universitário estão na lista abaixo. Confira os dias de sua unidade acadêmica e programe-se.

Semestre 2023.1

Dia 4/10 (quarta-feira): Faculdade de Direito (FADIR), Faculdade de Medicina (FAMED), Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE), Instituto de Cultura e Arte (ICA), Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES), Instituto UFC Virtual (IUVI), Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR), Campus da UFC em Sobral e Campus da UFC em Crateús

Dia 5/10 (quinta-feira): Centro de Ciências (CC), Centro de Ciências Agrárias (CCA), Centro de Tecnologia (CT), Campus da UFC em Quixadá e Campus da UFC em Russas

Dia 6/10 (sexta-feira): Centro de Humanidades (CH), Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) e Faculdade de Educação (FACED)

Semestre 2023.2

16/1/24 (terça-feira): Curso de Fisioterapia – Faculdade de Medicina (FAMED), Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE), Instituto de Cultura e Arte (ICA), Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES), Instituto UFC Virtual (IUVI), Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) e Curso de Tecnologia em Gestão da Qualidade (TGQ)

17/1/24 (quarta-feira): Centro de Ciências (CC), Centro de Tecnologia (CT) e Centro de Ciência Agrárias (CCA)

18/1/24 (quinta-feira): Centro de Humanidades (CH), Faculdade de Direito (FADIR), Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) e Faculdade de Educação (FACED)

22/1/24 (segunda-feira): Campus da UFC em Quixadá

23/1/24 (terça-feira): Campus da UFC em Russas

25/1/24 (quinta-feira): Campus da UFC em Crateús

26/1/24 (sexta-feira): Campus da UFC em Sobral

29/1/24 (segunda-feira): Curso de Medicina – Faculdade de Medicina (FAMED) em Fortaleza

20/2/24 (terça-feira): Curso de Medicina – Campus da UFC em Sobral

Imagem: O reitor da UFC preside a reunião do CEPE

Além da pauta das colações dos cursos de graduação, os conselheiros votaram outras, referentes a homologação de resultados e inscrições de concursos, remoções de servidores, reconhecimento de título e alteração de regimes de trabalho.

Ao fim da reunião, durante o expediente de comunicações da sessão, o Prof. Custódio anunciou aos presentes que “todos os processos, sem exceção, que solicitaram compra de itens como aparelhos de ar-condicionado, projetores multimídia, computadores e móveis foram liberados para aquisição, por meio de ata de registro de preço".

Simultaneamente, compartilhou a informação de que o Ministério da Educação liberou R$ 22 milhões em emendas parlamentares, que ajudarão a destravar diversas obras inacabadas e reformas pendentes, dentre elas o bloco didático do Campus da UFC em Sobral, a Central Analítica da UFC e o prédio da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI). Também reforçou que o envio recente de um termo de execução descentralizada (TED) do MEC possibilitará a realização de várias obras para consolidar a infraestrutura do Campus da UFC em Crateús, como a construção de bloco de laboratórios, restaurante universitário, biblioteca e quadra poliesportiva. “Tudo irá para licitação ainda em 2023”, assegurou.