Avaliado pela primeira vez, Curso de Segurança da Informação do Campus de Itapajé recebe nota máxima do Ministério da Educação

O Campus Jardins de Anita, unidade acadêmica da Universidade Federal do Ceará localizada no município de Itapajé, está em festa. O Curso de Segurança da Informação, primeiro do campus a receber visita de avaliadores designados pelo Ministério da Educação (MEC), conquistou nota máxima (5) no conceito de curso.

Com dois anos de atividades acadêmicas, o curso deverá graduar a primeira turma ao término do semestre 2024.1, mas já garantiu o reconhecimento do MEC pela qualidade do que é ofertado aos alunos.

Imagem: foto de várias pessoas jovens em pé ao lado da sigla UFC. Ao fundo, prédio do campus da UFC em Itapajé

“Estamos todos radiantes com essa notícia. É o reconhecimento do trabalho, do esforço muito grande que tem sido feito por toda a equipe, servidores técnico-administrativos e docentes, e alunos. Todos estão muito envolvidos na construção dessa unidade. Então, é felicidade 1.000”, comemora Márcio Veras, diretor do Campus da UFC em Itapajé, unidade acadêmica que completou recentemente dois anos de atividades.

A avaliação ocorreu no período de 18 a 20 de setembro, em formato remoto, e se concentrou em aspectos como organização didático-pedagógica (disciplinas ofertadas, formação de alunos e apoio que a Universidade oferece aos discentes), corpo docente e infraestrutura.

O coordenador do Curso de Segurança da Informação, Prof. João Henrique Corrêa, aponta a conquista como “reconhecimento do trabalho realizado. Internamente já temos esse reconhecimento, por parte da direção/gestão, servidores docentes e técnico-administrativos, e discentes, e agora temos a chancela do MEC com essa avaliação”.

De acordo com ele, todo o processo de criação e funcionamento do curso, que teve suas atividades acadêmicas iniciadas em setembro de 2021, foi organizado para “manter o padrão de excelência, que é exigência do MEC”. Além disso, a comunidade interna também se envolveu no processo avaliativo, participando de reuniões e compilando documentos importantes para a avaliação.

O curso também contou com auxílios importantes para esse processo. Docentes que têm experiência como avaliadores do MEC realizaram “simulações” internas para preparar coordenação, docentes, servidores técnico-administrativos e alunos para as visitas dos examinadores do ministério. Outro apoio fundamental foi da Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas (COPAV) da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), que realizou desde encontros gerais sobre o objetivo e as etapas da avaliação até acompanhamentos e visitas direcionadas ao curso.

“Essa nota máxima indica que estamos no caminho certo, oferecendo uma educação de qualidade e gratuita (como marcas da UFC) a uma população do Interior do estado. E essa nota indica que as vidas que passam pelo curso podem ter um futuro melhor, pois a UFC oferece o que há de melhor para a formação profissional”, finaliza o coordenador.

SAIBA MAIS – Com duração de três anos, o Curso de Segurança da Informação tem o objetivo de formar profissionais capazes de analisar riscos e desenvolver soluções para garantir a segurança dos recursos de tecnologia da informação, administrar sistemas de informações, projetar e gerenciar redes de computadores seguras e administrar e proteger o fluxo de informações que é gerado por rede de computadores.

Fonte: Prof. João Henrique Corrêa, coordenador do Curso de Segurança da Informação da UFC em Itapajé – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.