Pesquisadores da UFC participam do primeiro Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia na área da odontologia

A Universidade Federal do Ceará, através de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO) da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE), integra o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Saúde Oral e Odontologia (INCT Odonto). A entidade, primeiro instituto desta natureza na área, terá funcionamento em rede, sob a coordenação do Prof. Carlos José Soares, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

O INTC Odonto reúne pesquisadores de 21 instituições de ensino superior no Brasil e há previsão de seis universidades do exterior. Entre os 48 pesquisadores que fazem parte do Instituto, estão os docentes do PPGO da UFC Fábio Wildson Gurgel Costa, Vicente de Paulo Aragão Sabóia, Lidiany Karla Azevedo Rodrigues Gerage e Sérgio Lima Santiago.

Imagem: Dos 48 pesquisadores do INTC Odonto, quatro são do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFC (Imagem: Divulgação)

Para o Prof. Fábio Wildson, coordenador do PPGO, a participação da UFC no INCT Odonto representa “um passo fundamental para avanço da fronteira do conhecimento, fortalecimento da expertise de seus pesquisadores envolvidos, impacto na sociedade e economia cearenses por subsidiar pesquisas em rede, além da promoção da colaboração e da internacionalização do PPGO e da própria Instituição por meio do envolvimento de centros avançados de pesquisa no exterior parceiros dessa proposta”.

Ele ressalta que, “em conjunto, tais aspectos fazem do INCT Odonto uma mola propulsora na contribuição significativa do desenvolvimento científico e tecnológico da odontologia no Brasil.”

O INCT Odonto foi criado em dezembro do ano passado no âmbito do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a partir da aprovação na Chamada CNPq nº 58/2022 – Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia – INCTs.

Conforme o edital lançado pelo CNPq, o valor global da chamada foi de R$ 300 milhões, provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), por meio do Termo de Execução Descentralizada (TED) nº 922.118/2022, a ser liberado de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira do CNPq e na forma pactuada no referido instrumento.

Como divulgou a UFU em seu portal, do valor global mencionado, o INCT Odonto receberá investimentos de R$ 4.674.000,00. Esse valor será utilizado para a aquisição de equipamentos (R$ 1.029.000,00), custeio de insumos para pesquisa, de diárias, passagens e outros serviços (R$ 2.850.000,00). O restante (R$ 795.000,00) será destinado a bolsas para pesquisadores, incluindo as de Iniciação Científica, de pós-doutorado, e de extensão e de apoio técnico à pesquisa.

NÚCLEOS DE PESQUISA – O INCT Odonto funcionará com duas frentes de trabalho. A primeira, de Epidemiologia Clínica, contará com pesquisadores das Universidades Federais do Amazonas (UFAM), dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), de Santa Catarina (UFSC), da Paraíba (UFPB), do Pará (UFPA), de Goiás (UFG), da UFU e da UFMG, além da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e da Universidade de São Paulo (USP).

Conforme divulgação da UFU, a finalidade desse núcleo será a de “promover a criação de um Observatório Nacional de Saúde Oral, que poderá subsidiar as tomadas de decisão voltadas para a construção de políticas públicas odontológicas baseadas em estudos epidemiológicos”.

Já a segunda, de Inovação para Clínica e Indústria Odontológica, contará com pesquisadores das Universidades Federais do Ceará (UFC), de Pernambuco (UFPE), de Brasília (UnB), UFU, UFG, UFPA, UFPB, UFAM e UFSC; das Universidades Estaduais de Ponta Grossa (UEPG), de Campinas (UNICAMP), do Sudoeste da Bahia (UESB), Paulista (UNESP) e USP, além de duas instituições privadas: Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) e Centro Universitário do Maranhão (CEUMA).

Esse núcleo foi instituído com o objetivo de “desenvolver plataformas diagnósticas, protocolos de tratamento e novos biomateriais odontológicos por tecnologias de fronteira do conhecimento. O trabalho será realizado em parceria com o setor industrial da odontologia, focado na ampliação do acesso e aprimoramento de serviços de saúde bucal de clínicas odontológicas privadas e no Sistema Único de Saúde (SUS)”, segundo a UFU.

Com informações do portal de notícias da UFU.

Fonte: Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFC – fone: (85) 3366 8232