Fruto de parceria UFC-IPLANFOR, plataforma BigData para direcionar políticas públicas é lançada pela Prefeitura

Foi lançada nesta quarta-feira pela manhã (27), em solenidade no Paço Municipal, a plataforma BigData Fortaleza, iniciativa fruto de parceria entre a Universidade Federal do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza, por meio do Instituto de Planejamento (IPLANFOR). O sistema realiza a integração de dados municipais, oferecendo recursos para o desenvolvimento de novas políticas públicas. Além disso, possibilita a tomada de decisões baseadas em evidências no âmbito da gestão pública municipal.

Na etapa inicial, serão contemplados os setores de educação, saúde e primeira infância. Devido à natureza sensível das informações, o acesso à plataforma será limitado exclusivamente aos administradores públicos, em sintonia com o disposto na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Imagem: Equipe que trabalho na criação do BigData Fortaleza, perfilada para foto, contando cerca de 30 pessoas (Foto: Beatriz Bley/IPLANFOR)

Segundo Élcio Batista, superintendente do IPLANFOR e vice-prefeito de Fortaleza, a principal beneficiada pela integração dessas políticas públicas é a população. Ele exemplifica que, atualmente, o foco da operação do BigData está direcionado a três questões cruciais referentes à primeira infância: determinar a demanda real por creches na cidade de Fortaleza, identificar quantas crianças com acesso às creches ainda não receberam vacinas e realizar um acompanhamento personalizado de cada gestante na cidade, visando à individualização dos cuidados.

A criação da plataforma resultou de uma colaboração entre o IPLANFOR e a UFC, por meio do Programa Cientista Chefe, e contou com o financiamento da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). A Profª Rossana Andrade, do Departamento de Computação da UFC e cientista-chefe BigData da Prefeitura de Fortaleza, enfatiza que a plataforma foi concebida utilizando tecnologias de vanguarda na área da ciência da computação, incluindo inteligência artificial, computação em nuvem, engenharia de software e visualização de dados.

O BigData Fortaleza contou com a participação dos gestores municipais durante toda a sua elaboração, desde a definição dos problemas até a revisão de protótipos e testes com usuários da plataforma. "Atualmente a Prefeitura de Fortaleza já tem muitos dados, muitos sistemas, o que fizemos foi trazer esses dados que já estavam à disposição, integrá-los dentro do BigData e transformá-los em informações que são necessárias para os gestores, para ajudar os gestores a tomar decisões baseadas em dados, em evidências”, explicou a pesquisadora, que também é coordenadora do Grupo de Redes de Computadores, Engenharia de Software e Sistemas (GREAT) da UFC.

SUPORTE AOS GESTORES – O reitor Custódio Almeida, que esteve entre as autoridades presentes ao lançamento, frisa que essa primeira entrega do programa Cientista Chefe: Big Data dará suporte fundamental aos gestores, para que se tenha mais segurança e perenidade nas decisões. “É importantíssimo dar lastro científico às políticas públicas. Elas não podem ficar à mercê das orientações de partidos políticos, já que existem para emancipar a população e resolver problemas graves de educação, segurança, saúde... Se entendermos que o leme é a ciência, as políticas permanecerão independentemente das mudanças de governo”, destacou, mencionando ainda que é motivo de orgulho a presença de uma pesquisadora da UFC na liderança científica do projeto.

Também estiveram envolvidos outros representantes da UFC na equipe, como o Prof. Chico Neto, do Curso de Publicidade e Propaganda. “Executar ações e políticas públicas baseadas em dados gera resultados mais efetivos. Isso foi possível a partir de reuniões para identificar problemas, dados disponíveis e, principalmente, revisões e melhorias de soluções implementadas na plataforma que atendessem às demandas dos administradores municipais, para transformar tudo isso em benefícios para a população”, conta o docente, que coordenou os trabalhos de design de interfaces e experiência do usuário da plataforma.