Faculdade de Educação inicia celebração dos 60 anos dos Cursos de Pedagogia da UFC

A Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará deu início, nessa quarta-feira (27), às celebrações dos 60 anos dos Cursos de Pedagogia da UFC. A solenidade, realizada no Auditório Valnir Chagas, foi a primeira de uma série de fóruns que ocorrerá mensalmente até o fim do semestre 2023.2.

A mesa de abertura contou com a presença do reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida; da diretora da FACED, Profª Heulália Charalo Rafante; da chefe do Departamento de Teoria e Prática do Ensino, Camilla Rocha; e das coordenadoras dos Cursos de Pedagogia diurno e noturno, professoras Maurilene do Carmo e Vanessa Jakimiu.

Imagem: plateia em auditória assiste à apresentação de um violeiro

Em seu discurso, o reitor da UFC destacou a importância dos professores de ensino fundamental, principal área de atuação dos pedagogos, para o Brasil, uma vez que esses profissionais atuam construindo uma base sólida de educação. “O protagonismo da educação e o protagonismo da pedagogia são essenciais para o futuro deste País.”

“A contribuição desses 60 anos dos Cursos de Pedagogia é a formação de milhares de pedagogos e pedagogas que avançam em todos os campos da educação e constroem não só a educação de Fortaleza, mas do Ceará, do Brasil e alguns até ganham o mundo e trazem experiências para nós. É nesse momento de celebração que projetamos o nosso futuro, com muito mais realizações. Que continuemos juntos fortalecendo a FACED e a Universidade, sempre em uma construção coletiva”, declarou a Profª Vanessa Jakimiu.

A diretora da FACED, Profª Heulália Charalo Rafante, relembrou que os primeiros 26 anos dos cursos foram vivenciados em um período ditatorial no Brasil, marcado por desigualdades sociais e perspectivas educacionais contraditórias. “Mas a Faculdade de Educação sempre se colocou na posição de antítese, de se colocar contra processos de desigualdade, em busca de uma educação inclusiva, socialmente referenciada, pública e de qualidade para todos e todas.”

O evento também contou com apresentações artísticas musicais, teatrais e literárias. Evento similar foi realizado na manhã do mesmo dia, para os estudantes e servidores docentes e técnico-administrativos do Curso de Pedagogia diurno.

Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC

ATIVIDADES – Dentro do calendário de celebração, estão previstos um fórum de pedagogia organizado pelo Departamento de Fundamentos da Educação, e outro em novembro, encabeçado pelo Departamento de Estudos Especializados. Os fóruns têm o propósito de contar a história dos 60 anos do Curso de Pedagogia a partir das histórias e memórias dos departamentos. Em dezembro, acontecerá a festa de comemoração de seis décadas dos cursos, voltada a docentes, estudantes e servidores técnico-administrativos da FACED.

Fonte: Faculdade de Educação da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / fone: (85) 3366 7663