Livro de pesquisadores do Insight Data Science Lab vence prêmio do Conselho Nacional de Justiça

O livro Feminicídio: mapeamento, prevenção e tecnologia foi o vencedor da modalidade Produção Acadêmica do Prêmio Juíza Viviane Viera do Amaral, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O estudo científico, produzido por pesquisadores do Insight Data Science Lab, laboratório de pesquisa em Ciência de Dados da Universidade Federal do Ceará, apresenta um panorama sobre os casos de feminicídio em Fortaleza. A premiação foi realizada na última terça-feira (26), em sessão extraordinária do CNJ.

A obra foi elaborada em coautoria pelo Prof. José Antônio Fernandes de Macedo, do Departamento de Computação da UFC, e pelos pesquisadores Sílvia Rebeca Sabóia Quezado e Tiago Dias, juiz de direito. O livro traz abordagem interdisciplinar e holística da violência doméstica e de gênero, além de formas de atuação, especialmente do Judiciário, para prevenção desses crimes, por meio de avaliação de riscos, ação integrada entre diversos órgãos e gestão de dados.

ft 230929 premiocnj gr

O Prof. Maurício Benevides, diretor da Faculdade de Direito, explica que o livro aborda o feminicídio sob três aspectos: a pesquisa documental, com mapeamento dos casos; a prevenção, que trabalha a gestão de risco por meio do arcabouço teórico e iniciativas práticas; e as formas de contribuição da tecnologia para prevenção de novos casos.

O Prêmio CNJ Juíza Viviane Vieira do Amaral reverencia a memória da juíza do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, vítima de feminicídio, em 2020, pelo ex-marido. A iniciativa visa premiar e visibilizar ações de prevenção e enfrentamento à violência doméstica e familiar contra mulheres e meninas. O objetivo é conscientizar os integrantes do Judiciário para a necessidade de atenção permanente ao enfrentamento desses crimes.

Fonte: Diretoria da Faculdade de Direito da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.