Nota de pesar: Prof. Francisco de Assis Moura Araripe, ex-reitor da UECE

A Universidade Federal do Ceará expressa profundo pesar pelo falecimento do Prof. Francisco de Assis Moura Araripe, ex-reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), ocorrido no sábado (30). O velório se realizou ontem (1º), na Funerária Ethernus, em Fortaleza, onde houve missa. O corpo do professor será cremado em cerimônia reservada.

Nascido em Fortaleza no dia 14 de janeiro de 1952, o Prof. Araripe era graduado em Administração de Empresas pela UECE (1977) e mestre em Estudos Avançados em Planificação Territorial e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Barcelona (2003), na Espanha. Como reitor da UECE, cumpriu dois mandatos, em 2003-2004 e 2008-2012. Foi também vice-reitor nos períodos 1996-1999 e 2000-2003.

Imagem: ex-reitor da UECE

Ele ingressou como docente na Universidade Estadual do Ceará em fevereiro de 1979, tendo lecionado nos cursos de Administração e de Serviço Social do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA). Além de professor, exerceu função de gestor como chefe de departamento e diretor do mencionado Centro, até chegar ao cargo máximo da Instituição. Ultimamente, professor Araripe ocupava o cargo de presidente do Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da UECE (IEPRO).

Personalidade atuante na sociedade cearense, o Prof. Francisco de Assis Moura Araripe presidiu o Conselho de Reitores das Universidades Cearenses (CRUC), foi membro e vice-presidente da Academia Cearense de Administração (cadeira nº 2) e secretário executivo da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos de Fortaleza.

O reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida, logo que soube do falecimento do Prof. Francisco de Assis Moura Araripe, divulgou mensagem em sua página no Instagram lamentando a partida do ex-reitor.

O nome do Professor Assis Araripe está inscrito na história da Educação Superior do Estado do Ceará, em especial na da UECE, casa da qual tenho a honra de ser egresso do Curso de Filosofia (1991). Professor Araripe deixa filhos e netos, além de amigos e colegas a quem abraçamos e desejamos paz e conforto neste momento”, diz o reitor Custódio em trecho da mensagem.

A comunidade da UFC, como um todo, reforça a fala do Prof. Custódio e, neste momento de dor, se solidariza como familiares, colegas e amigos do Prof. Araripe.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Marketing – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.