Casa de Cultura Italiana comemora aniversário de 60 anos com gincana, visita a planetário e baile de máscaras

Dando continuidade às comemorações por seus 60 anos de fundação, a Casa de Cultura Italiana (CCI) da Universidade Federal do Ceará promoverá três eventos, até o fim do ano, que incluem gincana, visita a planetário e, posteriormente, solenidade de aniversário e o baile de máscaras.

Já neste sábado (7), acontecerá a Gincana Culturale: un Viaggio per l'Italia, atividade em que professores e estudantes de italiano podem desenvolver, de forma lúdica e criativa, o conhecimento sobre a língua e a cultura italianas através de jogos que estimulam a competitividade e, sobretudo, o interesse pela língua nas mais diversas competências de compreensão e expressão oral e escrita. O evento ocorrerá das 9h às 12h, no Bosque Moreira Campos, na área 1 do Centro de Humanidade da UFC (Av. da Universidade, 2683, Benfica). A gincana pode ser assistida pela comunidade em geral.

Imagem: prédio da Casa de Cultura Italiana da UFC

No dia 18 de novembro, às 18h, ocorrerá o evento Eppur si Muove: a Aurora da Astronomia na Itália. Trata-se de uma visita ao Planetário Rubens de Azevedo, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema), que contará com palestra do professor e astrofísico Daniel Brito de Freitas, do Departamento de Física da UFC. Podem participar os estudantes matriculados na CCI.

Por fim, haverá solenidade de aniversário e baile de máscaras, com realização prevista para 24 de novembro, na própria Casa de Cultura Italiana (Av. da Universidade, 2683, Benfica). Os eventos serão abertos ao público e mais informações serão divulgadas no perfil da CCI no Instagram.

CASA DE CULTURA ITALIANA – Criada em 27 de dezembro de 1963, de acordo com resolução do Conselho Universitário, integra o conjunto de Casas de Cultura Estrangeira do Centro de Humanidades da UFC, que constituem, em número de alunos, o mais amplo programa extensionista de ensino de idiomas da universidade brasileira. O Curso de Língua Italiana oferecido pela CCI tem como objetivo principal habilitar o aluno a comunicar-se de forma oral e escrita, levando em consideração as particularidades culturais e gramaticais que envolvem a língua italiana. A CCI também realiza atividades culturais, eventos, palestras e exposições relacionadas à Itália e à cultura italiana.