Procurar no portal

UFC e Embaixada italiana realizam encontro científico Itália-Brasil, com pesquisadores e autoridades dos dois países

Concomitantemente à visita a Fortaleza do lendário navio-escola Amerigo Vespucci, o veleiro mais conhecido do mundo, será realizado, na próxima sexta-feira (6), o Encontro Científico Itália-Brasil: nos Passos do Amerigo Vespucci, do Mediterrâneo ao Atlântico. O evento ocorrerá no Palácio da Abolição e deverá contar com a participação do governador do Ceará, Elmano de Freitas; do capitão da embarcação, Giuseppe Lai; do reitor da Universidade Federal do Ceará, Custódio Almeida, além de outros representantes do Estado, da Embaixada da Itália no Brasil e da UFC.

Imagem: Veleiro Amerigo Vespucci

O encontro, que já está com suas inscrições encerradas, é promovido pela Embaixada da Itália em Brasília e pelo Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da UFC, com apoio do Governo do Estado. De acordo com a Embaixada, o evento será uma oportunidade única de fortalecer ainda mais os laços entre Brasil e Itália e um marco na colaboração científica entre os dois países.

Trazendo renomados especialistas da Itália e do Brasil, o encontro é direcionado a interessados em ciências marinhas e conservação ambiental. A programação aproveitará as histórias das travessias oceânicas do navio-escola para abordar tópicos importantes para as ciências marinhas e a preservação ambiental, como a disseminação de espécies invasoras nos oceanos, a preocupação com a poluição por microplásticos, programas de monitoramento de longo prazo e a interligação entre economia, clima e meio ambiente oceânico.

O evento será realizado das 10h às 13h. A programação completa está disponível no site da Embaixada da Itália no Brasil.

AMERIGO VESPUCCI – A lendária embarcação Amerigo Vespucci está empreendendo sua segunda volta ao globo terrestre. Na quarta-feira (4), o navio, apontado como o mais bonito do mundo e tido como uma “embaixada flutuante” da Itália, chegará ao Píer 106 do Porto do Mucuripe, onde ficará até domingo (8). Ele ainda passará pelo Rio de Janeiro antes de seguir o seu trajeto.

As escalas compõem uma turnê mundial, iniciada em 1º de julho, quando o navio partiu do porto de Gênova. Ele retornará em fevereiro de 2025, depois de passar por 5 continentes, 3 oceanos, 28 países e 31 portos.

No dia 7 de outubro, das 10h30min às 17h, o navio estará aberto para a visitação guiada e gratuita do público cearense, que poderá conhecer todas as curiosidades e funcionalidades do veleiro, incluindo as tradições marítimas italianas e todos os símbolos que representam a cultura do país europeu.

Fonte: Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) – fone: (85) 3366 7000

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300