Propriedade Industrial: UFC e INPI promovem workshop voltado à proteção de patentes na área de energia renovável

A Coordenadoria de Inovação Tecnológica (CIT/UFC Inova) abre inscrições para o workshop Busca de Anterioridade: Patentes e a Produção de Hidrogênio Verde para Clusters Regionais de Inovação. Essa é uma iniciativa do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e da Universidade Federal do Ceará como forma de incentivar a proteção de patentes na área de energia renovável. A oficina on-line ocorrerá nos dias 19, 23 e 25 de outubro, das 16h às 18h, com o objetivo de orientar o que já há de pesquisa e invenções na temática do hidrogênio verde.

Imagem: Banner de divulgação do evento

Livia Queiroz, diretora de Divisão de Suporte à Propriedade Intelectual vinculada à UFC Inova, explica a importância de ter a Universidade presente em atividades como essa. “A oficina foi um convite especial do INPI, do escritório regional do Ceará, para que pudéssemos fazer um evento em conjunto, com o apoio de outras instituições de ensino e pesquisa do Nordeste. Assim, identificamos uma grande oportunidade para a UFC, por meio da UFC Inova, se alinhar a essa demanda de energia limpa tão presente no País, especialmente na nossa região, nas questões que regem a geração e proteção de ativos de propriedade intelectual.”

O momento também tem o apoio do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia (SENAI-CIMATEC), Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PAQTCPB), Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O workshop será dividido em três momentos nos quais serão apresentados uma introdução e contextualização do tema, uma abordagem sobre a evolução e prospecção tecnológica envolvendo patentes e, por fim, uma oficina de busca relacionada às patentes direcionadas à produção de hidrogênio. As inscrições são para todos os pesquisadores que atuam nessa linha de pesquisa, sejam eles docentes, discentes, sejam profissionais que atuam em áreas correlatas.

Veja a programação do evento:

19 de outubro:
– Abertura
– Palestra: Hub de Hidrogênio Verde do Ceará – Avanços e Perspectivas. Como podem contribuir os pesquisadores cearenses? (Palestrante: Diana Azevedo, vice-reitora e pesquisadora da UFC)
– Palestra: Radar Tecnológico: Produção de Hidrogênio (Palestrante: Irene von der Weid, chefe da Divisão de Estudos e Projetos da Diretoria de Patentes do INPI)

23 de outubro:
– Atividade única: Patentes: Evolução e Prospecção Tecnológica (Pesquisador INPI: Armando Mendes)

25 de outubro:
– Atividade única: Oficina de Busca: Patentes e a Produção de Hidrogênio (Pesquisador INPI: Fabio Barros)

O curso é gratuito e haverá certificado mediante inscrição. Para isso, é necessário fazer cadastro na plataforma da Academia Virtual do INPI. A chave para concluir a inscrição é WKSOUT2023.

Fonte: Divisão de Suporte à Propriedade Intelectual da UFC Inova – fone: (85) 3366 9170