Simpósio na FAMED apresentará dados inéditos sobre a eficácia do capacete Elmo na pandemia de covid-19

Dados inéditos sobre a eficácia do capacete Elmo, tecnologia de respiração assistida desenvolvida no Estado com a participação de pesquisadores da Universidade Federal do Ceará durante a pandemia de covid-19, serão apresentados nesta sexta-feira (6) em evento do Departamento de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente (DSMCA) da Faculdade de Medicina da UFC.

O Simpósio de Atualização do DSMCA-UFC ‒ Covid-19: O Que Aprendemos até aqui acontecerá das 9h30min às 11h50min, no Auditório Paulo Marcelo Martins Rodrigues (rua Coronel Nunes de Melo, 1315, Rodolfo Teófilo), no Campus do Porangabuçu. O evento é aberto ao público e não há necessidade de inscrição.

Imagem: capacete Elmo em cima de uma mesa

“Vou apresentar dados gerais em primeira mão, relacionados a intubação e mortalidade, de um estudo chamado Elmo Registry, com mais de 1.600 pacientes de dois grandes hospitais que atenderam durante a segunda onda [de covid] em Fortaleza”, antecipa o Prof. Marcelo Alcântara, do Departamento de Medicina Clínica da UFC e ex-superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE). O estudo será apresentado no simpósio durante a palestra "Desenvolvimento da ciência na linha de frente: a experiência do Elmo no enfrentamento da covid-19", a partir das 10h10min.

Antes, às 9h30min, as boas-vindas do evento serão dadas pela Profª Christiane Chaves Leite. Na sequência, às 9h40min, o médico Antonio Silva Lima Neto (Tanta), secretário-executivo de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde do Estado (SESA), falará sobre "Lições aprendidas na pandemia de covid-19 e perspectivas epidemiológicas daqui em diante". Em seguida acontece a palestra sobre o capacete Elmo.

Após intervalo, às 10h50min, o Prof. José Leite Júnior, do Departamento de Literatura da UFC, falará acerca de "Literatura & pandemias: um olhar sob a perspectiva da arte" e, às 11h20min, a palestra "Impacto, mitos e verdades sobre as vacinas contra a covid-19", apresentada pelo Prof. Robério Leite, do DSMCA, encerrará o simpósio.

CAPACETE ELMO NO PRÊMIO EURO ‒ Além da UFC, estiveram envolvidos na idealização e desenvolvimento do capacete Elmo a Secretaria da Saúde do Estado (SESA), a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP-CE), a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-Ceará), a Universidade de Fortaleza (UNIFOR), o Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) e a empresa Esmaltec.

Imagem: Evento de lançamento do Elmo, em 2020 (Foto: Viktor Braga/UFC)

Na última semana, o Elmo obteve o primeiro lugar da categoria Inovação Tecnológica Aplicada à Saúde do 2º Prêmio Euro: Inovação na Saúde, conquistando 50 mil euros. Agora, aguarda o resultado da última etapa do prêmio, a votação da Iniciativa Destaque, a ser anunciado no dia 18 de outubro. A tecnologia vencedora ganhará mais 450 mil euros de premiação.

“Esse recurso, um compromisso nosso, será integralmente investido em iniciativas de pesquisa, inovação e educação relacionadas ao Elmo e aspectos de suporte respiratório. Não está decidido ainda em que projetos os recursos vão ser encaixados, mas serão, sim, dirigidos a desenvolver avanços no próprio capacete como, talvez, desenvolver o capacete pediátrico, o Elminho", explica o Prof. Marcelo Alcântara.

O Prêmio Euro é patrocinado pela multinacional farmacêutica Eurofarma, que distribuirá 1 milhão e 50 mil euros no total. Nas etapas iniciais da competição, foi feita uma seleção das iniciativas por uma consultoria especializada em premiações e por um comitê técnico formado por médicas e médicos, que elegeram 15 finalistas, entre 850 projetos inscritos, em quatro categorias.

Após votação on-line, realizada por médicos e médicas de 17 países competidores da América Latina, o Elmo foi um dos três vencedores da sua categoria. A votação on-line da Iniciativa Destaque, com 12 concorrentes, já foi encerrada.

Fonte: Profª Christiane Chaves Leite, do Departamento de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente (DSMCA) ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.