Professor da Matemática terá projeto de pesquisa financiado por instituições italianas após vencer prêmio internacional

O Prof. Diego Ribeiro Moreira, do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Ceará, foi um dos vencedores do prêmio internacional ICTP-INDAM Collaborative Grants and Research in Pairs, promovido por duas entidades científicas italianas: o International Centre for Theoretical Physics (ICTP) e o Istituto Nazionale di Alta Matematica (INDAM).

A iniciativa financia projetos de pesquisa em matemática, em nível de pós-doutorado, a serem desenvolvidos em colaboração entre matemáticos de países em desenvolvimento e pesquisadores do INDAM.

Imagem: Prof. Diego Ribeiro Moreira, do Departamento de Matemática (Foto: acervo pessoal)

A lista de selecionados foi divulgada recentemente pela organização do prêmio. Diego Moreira vai desenvolver sua pesquisa com o Prof. Fausto Ferrari, da Universidade de Bologna (Itália). A dupla vai passar um período de 30 dias (no início de 2024) na cidade italiana de Trieste, onde se localiza a sede do ICTP. Ao todo foram selecionados oito projetos, quatro deles oriundos do Brasil (veja a lista completa). Cada projeto receberá cerca de 10 mil euros para custear viagem e estada.

SOBRE A PESQUISA ‒ O projeto do Prof. Diego Moreira se debruça sobre problemas de fronteira livre (PFL) na área de equações diferenciais parciais elípticas (EDPs). Segundo o pesquisador, os PFL se apresentam naturalmente como modelos matemáticos quando se tenta descrever uma mudança descontínua de comportamento em certas quantidades físicas ou biológicas.

Suas aplicações se evidenciam em problemas de controle ótimo, hidrologia, teoria da plasticidade, problemas de “optimal design” e de supercondutividade. Exemplos típicos são a evolução no tempo de uma mistura do tipo água-gelo, problemas no posicionamento de membranas e modelagem matemática de problemas envolvendo crescimento de tumores em certos tecidos cerebrais.

Já equações diferenciais são ferramentas que os cientistas usam para prever o comportamento do mundo físico e estão presentes em muitas áreas, como engenharia, física, economia e biologia, conforme texto do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) sobre o tema.

O docente da UFC explica que essas equações aparecem, por exemplo, na formulação matemática de problemas ligados diretamente a nossa vida cotidiana, como planejamento de tráfego nas grandes cidades, otimização de rotas de tráfego de Internet, ramificações do sistema venoso humano, meteorologia e monitoramento de commodities no mercado financeiro.

EXCELÊNCIA ‒ Diego Moreira diz que o prêmio referenda a qualidade dos trabalhos científicos que vêm sendo desenvolvidos no Departamento de Matemática da UFC, aproximando essas pesquisas de centros de referência do exterior e de renomados pesquisadores de nível internacional. “Do ponto de vista pessoal, o prêmio é uma recompensa de muitos anos de trabalho e também uma grande oportunidade de continuar trilhando o caminho na busca pela excelência na pesquisa em matemática”, acrescenta.

Foto: Prédio principal do ICTP, em Trieste, na Itália (Foto: divulgação)

O INSTITUTO ‒ O ICTP é um centro de pesquisa de excelência internacional que atua mediante acordo entre o governo italiano, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e a Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA). Localizado na cidade de Trieste, na Itália, o centro foi fundado em 1964 pelo ganhador do prêmio Nobel da Física Abdus Salam, do Paquistão.

Fonte: Prof. Diego Ribeiro Moreira, do Departamento de Matemática ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.