Campus de Russas inaugura sede de seu Parque Tecnológico em prédio histórico no dia 18

O Campus da Universidade Federal do Ceará em Russas vai inaugurar, no próximo dia 18, a sede própria de seu Parque Tecnológico (PARTEC). A solenidade ocorrerá a partir das 9h naquele campus (rua Felipe Santiago, 411, Cidade Universitária). O espaço é um prédio histórico antes pertencente ao Ministério da Agricultura.

O Parque Tecnológico de Russas é um braço do PARTEC/UFC, que teve sua proposta de criação aprovada pelo Conselho Universitário (CONSUNI) em 2018. O objetivo é o de atrair empresas de base tecnológica e estimular a cultura de inovação e empreendedorismo de alunos e professores da Universidade em associação com as empresas, promovendo o desenvolvimento de produtos e processos tecnológicos que venham atender aos problemas reais do Estado e do País.

Imagem: O Campus da UFC em Russas passará a ter sede própria do Parque Tecnológico (Foto: Ribamar Neto/UFC)

O diretor do Campus da UFC em Russas, Prof. Lindberg Lima Gonçalves, informa que, mesmo sem formalização, o PARTEC de Russas já vem funcionando com a administração sediada em instalações no centro daquela cidade, no mesmo imóvel onde está a Coordenação de Extensão do campus. “Nós já tivemos, inclusive, editais para seleção de startups”, afirma.

Segundo o diretor, atualmente as startups selecionadas no edital estão abrigadas no prédio do centro. “São startups da área de computação, de consultoria, de projetos, coisas dessa natureza que, simplesmente, só utilizam computador e Internet”, diz ele.

No mesmo imóvel funcionam ainda três grupos vinculados ao Campus de Russas: o Condomínio de Inovação; as empresas juniores, dos alunos de cada área do conhecimento: Engenharia Civil, Mecânica e Computação; e a Central de Estágios.

O Prof. Lindberg Gonçalves salienta que é extremamente importante que o PARTEC passe a funcionar no próprio campus, que dispõe de 50 hectares, o que representa bastante espaço onde, no futuro, poderão ser instaladas empresas para atuação em parceria com a Universidade, através de professores, pesquisadores, alunos.

A sede a ser inaugurada é em imóvel que serviu como antiga residência de agrônomo do Ministério da Agricultura. Por se tratar de um prédio histórico, ele diz que foram feitas intervenções mínimas. O diretor explica que no local ficarão a coordenação do Parque, o apoio administrativo, salas de reuniões e outras que poderão ser utilizadas, excepcionalmente, como salas para startups. “Insisto em dizer excepcionalmente, porque no momento ainda não temos nenhum galpão para albergar as startups”, esclarece ele.

Para as melhorias no imóvel, o Prof. Lindberg conta que foi fundamental o apoio dado pela empresa de cimento Apodi, com destacada atividade naquela região do Estado. “O fato de termos recebido essa contribuição financeira é muito simbólica, muito importante, porque mostra que o DNA da interação com o setor industrial, com o setor produtivo, está no DNA [do Campus da UFC] de Russas. E isso tudo começou porque nós desenvolvemos e continuamos desenvolvendo vários projetos de interesse da companhia de cimento Apodi. Projetos extremamente bem-sucedidos”, comenta ele.

INTEGRAÇÃO – O diretor-presidente do PARTEC da UFC, Prof. Abraão Freires Saraiva Júnior, explica que o Parque atua de forma intercampi, “com áreas transbordadas para incubação de empreendimentos inovadores. Nesse sentido, o Campus da UFC em Russas é parte importante do Parque Tecnológico da UFC desde o seu nascedouro”.

Ele diz compreender que “a existência de um Parque Tecnológico em Russas fortalece a valorização, o apoio e o estímulo às atividades de empreendedorismo de base tecnológica e inovação do Vale do Jaguaribe, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico dessa importante região do Estado do Ceará”.

Fonte: Prof. Lindberg Lima Gonçalves, diretor do Campus da UFC em Russas – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.