Com programação na Capital e no Interior, Semana do Servidor 2023 começa nesta segunda (23) e segue até 27 de outubro

Continuam abertas as inscrições para a Semana do Servidor 2023 da Universidade Federal do Ceará que, nesta edição, apresenta como tema “Equilíbrio e qualidade de vida no trabalho: por um ambiente inclusivo e promotor de saúde”. As atividades ocorrem de 23 a 27 de outubro com o objetivo de promover o bem-estar, a qualidade de vida e valorizar os servidores docentes e técnico-administrativos da Universidade, bem como fortalecer o sentimento de pertencimento institucional. Veja a programação completa, sujeita a alterações.

As atividades ocorrerão em todos os campi da UFC com homenagens, oficinas, palestras, aulões, rodas de conversa, cursos e seminários. As ações estão alinhadas ao objetivo estratégico 10 do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFC, que visa "Promover um ambiente de trabalho saudável, seguro, inclusivo e com respeito à diversidade, buscando garantir um melhor nível de qualidade de vida no trabalho".

Imagem: Semana do Servidor da UFC

A abertura oficial da Semana será realizada no Museu de Arte da UFC, na segunda-feira (23), com a inauguração da 4ª Exposição NossArte, mostra que reunirá trabalhos artísticos de 48 servidores da Instituição. No mesmo dia, haverá a palestra "Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual no Trabalho nas IES", com a procuradora federal da Advocacia-Geral da União (AGU), Diana Guimarães Azin, no Auditório da Reitoria. Na ocasião, será lançada uma cartilha sobre Burnout e apresentada à comunidade universitária a nova estrutura da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) e suas propostas para os servidores

A programação também contemplará a tradicional cerimônia de certificação para servidores que completaram 10, 20, 30 e 40 anos de serviços na UFC – esse momento ocorrerá na quinta-feira (26), no Auditório da Reitoria. Servidores aposentados da UFC terão espaço no Salão Nobre da Reitoria para compartilhar com o público fotografias registradas durante suas trajetórias na UFC na exposição Memoráveis velhos tempos.

Imagem: A certificação para servidores por década de serviço ocorrerá no dia 25 (Foto: Viktor Braga/UFC)

Outro destaque na programação será o Fala, PROGEP!, momento em que gestores da pró-reitoria ouvirão as demandas e sugestões dos servidores com o intuito de adotar melhorias a partir dos apontamentos apresentados pela comunidade universitária. A ação ocorrerá na sexta-feira (27), no Salão da PROGEP.

A inclusão será tema da roda de conversa “Construindo uma sociedade inclusiva: desafios e conquistas dos direitos das pessoas com deficiência no serviço público federal”, da qual participarão os servidores Carlizeth Campos, Rodrigo Nogueira, Neiliane Alves Bezerra, Ângela Bezerra e Richelly Barbosa. Na oportunidade, será lançada a pesquisa Conhecendo os(as) Servidores(as) com Deficiência da UFC, desenvolvida pela PROGEP em parceria com a Secretaria de Acessibilidade (UFC Inclui) com o objetivo de promover e aprimorar políticas de acessibilidade e bem-estar no trabalho.

As sessões de massoterapia gratuitas serão ofertadas nos campi do Benfica, Pici e Porangabuçu, bem como na FEAAC, LABOMAR e Campus de Itapajé nos dias e horários especificados na programação. Será necessário agendamento prévio das sessões pelo telefone (85) 3366 7412 a partir do dia 17 de outubro.

Imagem: As sessões de massoterapia estão entre as atividades mais procuradas pelos servidores (Foto: Viktor Braga/UFC)

INSCRIÇÕES – Os interessados em participar das atividades podem se inscrever pelos formulários on-line referentes às cidades onde estão localizados os campi com programação, como Fortaleza, Itapajé, Sobral, Quixadá e Russas.

Além dos servidores docentes e técnico-administrativos ativos e aposentados, as atividades também serão abertas para a participação de toda a comunidade universitária. Caso necessitem, os servidores poderão solicitar, por meio de formulário eletrônico, declaração de participação nas atividades para inclusão de justificativa de frequência.

Fonte: Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.