Nota da Reitoria: Professoras e professores de uma Universidade viva e socialmente referenciada são agentes de emancipação humana

Hoje, 15 de outubro, reverenciamos aquelas e aqueles que escolheram fazer da educação a sua profissão e a sua missão. Tamanha é a relevância desse trabalho para a sociedade que seu legado nos acompanha em todas as etapas da vida, desde as primeiras palavras, na creche, até a pós-graduação.

Diante das costumeiras homenagens e agradecimentos que marcam esta data, é oportuno recordar e enaltecer o papel da docência, a luta por sua valorização, a importância da formação continuada e da melhoria das condições de trabalho que permitam a todas e todos a plena realização de sua missão.

Os(as) professores(as) são agentes de todas as atividades da Universidade Viva e Democrática pela qual lutamos. Em sala de aula, nos laboratórios, nos campos de extensão, nos estágios, nos espaços de articulação e decisão, nas relações interinstitucionais, contamos com um corpo docente dedicado e atento à complexidade das pessoas, das áreas do conhecimento e da política.

Que cada professora e cada professor possa encontrar na UFC um lugar de acolhimento e alegria; que sua importância siga materializada na ação de uma Universidade cada vez mais autônoma, acessível, includente e presente na vida do povo, do centro e das periferias.

O desejo atual, nestes tempos de reencontro com a democracia, é registrar na história de nossa Instituição toda a gratidão e o reconhecimento por aqueles que abraçam a missão de formar, transformar e emancipar.

Parabéns às professoras e aos professores da UFC. Parabéns para todos(as) os(as) professores(as) do Brasil.

Prof. Custódio Luís Silva de Almeida

Profª Diana Cristina Silva de Azevedo